No mês de março deste ano, o setor supermercadista mineiro registrou crescimento de 3,82% nas vendas em relação a fevereiro. No acumulado do primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado a expansão foi de 0,19%.
Os números são do Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) com empresas de todo o Estado. Na comparação de março deste ano, mês de referência da pesquisa, com março de 2016, o resultado ficou negativo em 1,15%. Os números estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.
A expansão em março está relacionada principalmente ao maior número de dias frente a fevereiro. Também porque é quando o consumidor retorna à rotina depois das férias e do carnaval e mais livre das despesas de início do ano.
A retração sobre o mesmo mês do ano passado é explicada pela sazonalidade da Páscoa, que neste ano, ocorreu em abril. O segundo melhor período de vendas para o setor ficou fora também do primeiro trimestre.
Para os resultados deste mês, a serem divulgados no final de maio, a expectativa é de crescimento, ainda que pequeno. Se por um lado o setor foi beneficiado pela sazonalidade da Páscoa, por outro, acabou perdendo vendas com os dois feriados prolongados: Sexta-Feira Santa (14/04) e Dia de Tiradentes (21/04).
Fonte: Associação Mineira de Supermercados (AMIS)