Pedro Celso, presidente da APAS | |
João Sanzovo Neto, presidente da ABRAS | |
Gonçalves também ressaltou a necessidade de reduzir a carga tributária no País, e pontuou o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a carne no Estado de São Paulo, que entrou em vigor no começo de abril. "O aumento de tributos não pode ser a única solução para o Brasil. Não podemos retroceder."
Na sequência, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, ressaltou em seu discurso a parceria da APAS no fortalecimento do setor. "O trabalho em conjunto das associações estaduais é primordial para a ABRAS. Somente com a união de todos é que poderemos aprimorar conhecimentos e melhorar cada vez mais nossas operações".
Sanzovo falou também das reformas estruturais que podem impulsionar o crescimento do Brasil. "Temos urgências em demandas, que, se aprovadas, trarão grandes benefícios ao nosso setor e para o País, como a reforma trabalhista, que inclui o trabalho intermitente e outros avanços, que está em discussão no Congresso, reforma da Previdência, simplificação do sistema tributário, e o reconhecimento dos supermercados como atividade essencial."
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, participou da cerimônia e também falou da necessidade das reformas trabalhista, previdenciária e tributária. "Nosso objetivo não é cortar direitos de ninguém, nosso desafio é criar emprego e renda, estimular a atividade empreendedora e impulsionar o crescimento do Brasil". Em relação ao ICMS da carne no Estado de São Paulo, o governador prometeu se reunir com o setor. "Concordo com a visão da Associação Paulista de Supermercados de que é preciso isonomia. Encerrada a APAS Show, iremos buscar uma solução para a carne (ICMS)", declarou Alckimin.
Coletiva de imprensa
Na manhã de ontem (2), a APAS divulgou, em coletiva de imprensa, pesquisa sobre tendências do consumidor brasileiro no atual cenário econômico.
O levantamento foi realizado em parceria com as empresas Nielsen, Kantar Worldpanel, Gfk e Ibope, e divulgado em conjunto pelos presidentes da ABRAS, João Sanzovo Neto, e da APAS, Pedro Celso Gonçalves; pelo diretor e o gerente de Economia e Pesquisa da entidade, Dinis Dias e Rodrigo Mariano, respectivamente, e também pelos diretores da Kantar Woldpanel, Christine Pereira, da Nielsen, Daniela Toledo, da GfK, Marco Aurélio Lima e do Ibope, Marcia Sola.
Dentre os destaques da pesquisa estava a trajetória do consumidor brasileiro em 2016, que foi caracterizada por um cliente ciente de suas escolhas, mais ponderado, o qual fatores como ofertas e promoções se destacaram na decisão de compra. A pesquisa também ressaltou jovens nascidos entre 1980 e meados da década de 1990, que se mostraram mais engajados quando o assunto é fidelidade, priorizando as marcas que mais gostam.
Os especialistas também pontuaram as novas tendências de consumo considerando principalmente a terceira idade, que terá o maior poder de compra, e os produtos com apelo à saudabilidade.
Mulheres no varejo
Susana Sanzovo, primeira-dama da ABRAS
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No evento, Susy Yoshimura, diretora executiva do Instituto GPA, fez uma apresentação sobre engajamento social com o objetivo de incentivar novas iniciativas de atuações voltadas à capacitação no varejo.
Feira e Congresso
A 33ª Feira APAS acontece até a próxima sexta-feira (5), no Expo Center Norte, na capital paulista. A feira deste ano conta com 700 empresas expositoras de diversas partes do Brasil e do mundo, que apresentarão durante o evento lançamentos exclusivos em produtos e serviços. Os organizadores estimam uma geração de cerca de R$ 7 bilhões em negociações durante o evento.
Paralelamente à feira acontece o Congresso de Gestão APAS 2016, com conferências, painéis e palestras de renomados especialistas brasileiros e internacionais sobre liderança, economia, marketing, gestão, desempenho, entre outros temas.
Clique aqui para mais informações sobre o evento.
Redação Portal ABRAS