Investindo na qualificação e capacitação dos profissionais que trabalham no setor supermercadista do Estado, a Associação Bahiana de Supermercados (ABASE) promoveu, na última quarta-feira (24), um curso sobre Marketing e Merchandising. Este tipo de ação fortalece o setor à medida que ele cresce com base sólida.
O curso teve oito (8) horas de duração e abordou os conceitos de marketing e merchandising; a importância da loja ter um layout eficiente para a promoção/indução ao consumo; vendas casadas; posicionamento dos produtos nas prateleiras seguindo critérios como marca ou o líder de vendas; exposição estratégica do produto; e a seleção dos itens de ponta de gôndola.
A venda casada foi um assunto que despertou o interesse da nutricionista e gerente da Panehouse, Ana Carolina Martins. Segundo ela, eles praticam no dia a dia da empresa esta técnica de merchandising para alavancar as vendas. "Nós oferecemos o café da manhã e, próximo a esta área, colocamos o setor de frios, de confeitaria e cafés", relatou Ana Carolina, para quem "o curso abriu um leque de informações".
Entre os 13 alunos que participaram do curso, estava o coordenador de merchandising do grupo Super Norte, Thomas Soares. Ele possui uma equipe formada por 20 repositores e trouxe alguns deles para o curso. "Aqui se falou do atendimento até a arrumação da loja e isso foi importante para os meninos", disse Thomas se referindo a sua equipe.
Os cursos oferecidos pela ABASE são gratuitos e chancelados pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). A próxima capacitação será no dia 14 de junho sobre Exposição e Reposição de Mercadorias. Os interessados devem entrar em contato com Maria Helena na Abase pelo telefone (71) 3444-2888 ou pelo e-mail treinamento@abase-ba.org.br.
Fonte: Folha Geral