As vendas dos supermercados mineiros acumularam crescimento de 1,25% de janeiro a maio deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. É o que aponta o “Termômetro de Vendas”, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) com empresas de todo o estado.
Ainda de acordo com o Termômetro, em maio deste ano comparado com o mesmo mês de 2016, o setor registrou crescimento de 1,96%. Porém, em maio/17, mês de referência da pesquisa, sobre abril/17 o setor registrou queda de - 3,97% nas vendas. Os resultados já estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.
O resultado negativo em maio já era esperado pelos empresários, mas numa proporção menor. Vários fatores, entretanto, podem justificar a retração, como a base alta de comparação em abril, devido aos resultados da Páscoa, e o fato de o mês ser, tradicionalmente, com baixo desempenho de vendas.
Projeção
A expectativa do setor é de voltar a registrar crescimento em junho. As sazonalidades “Juninas” sempre trazem impacto nas vendas de bebidas quentes, vinhos, e itens típicos do período, como milho para pipoca, canjica, caldos e ingredientes para o preparo. Esses produtos, no entanto, não trazem grande impacto no faturamento devido ao baixo valor agregado.
Dados nacionais
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou os dados nacionais do setor nesta quinta. De acordo com a entidade, o segmento acumula crescimento de 0,61% no País de janeiro a maio. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, os resultados ficaram positivos em 1,06%. Porém, em maio deste ano em relação a abril, o setor registrou queda de 6,96%.
VARIAÇÃO REGIONAL EM MINAS
Total: -3,97%
Central: -3,94%
Centro-Oeste: -4,27%
Norte: -3,28%
Rio Doce: -3,16%
Sul: -4,13%
Triângulo: -3,46%
Zona da Mata: -4,11%
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMIS