Após 20 anos buscando ser reconhecido como atividade essencial, o setor supermercadista brasileiro comemora o decreto assinado pelo presidente Michel Temer, no dia 16 de agosto, em cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com aproximadamente 450 supermercadistas de todo o país.
Com esta conquista, os supermercados passam a contar com mais meios para facilitar a negociação de abertura das lojas nos domingos e feriados. “Nossa legislação estava antiquada e a parte que tratava sobre as atividades essenciais nem citava os supermercados, já que na época ainda não existiam estabelecimentos neste formato. Estavam presentes no anexo atividades como pequenos mercados, peixarias e padarias, o que era um grande contracenso a omissão da atividade supermercadista”, afirma o presidente da Apras – Associação Paranaense de Supermercados, Pedro Joanir Zonta.
Como os supermercados não constavam no decreto, eram necessárias negociações para que os estabelecimentos pudessem abrir aos domingos, feriados e horários especiais.
Ainda segundo Zonta, a decisão vai evitar diversos embates judiciais, além de facilitar a vida dos consumidores. “Temos uma grande quantidade de pessoas que precisam dos supermercados diariamente, tanto nos dias normais quanto nos feriados e domingos”, completa.
Fonte: Assessoria de Comunicação da APRAS