Abertura da Expoagas destaca reconhecimento da atividade supermercadista como essencial

Leia em 3min 30s

Antônio Cesa Longo, presidente da AGAS 

 

João Sanzovo Neto, presidente da ABRAS

 

  

Convenção Gaúcha de Supermercados 

 

A 36ª edição da Convenção Gaúcha de Supermercados - Expoagas começou na manhã desta terça-feira (22), no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre. A solenidade de abertura reuniu empresários do setor de comércios e serviços, e políticos do estado. O reconhecimento dos supermercados como atividade essencial e a necessidade da aprovação das reformas da Previdência e tributária pautaram os discursos durante o evento.

 

Anfitrião da Convenção, o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Antônio Cesa Longo, destacou em seu discurso a importância do evento para alavancar as vendas e o desenvolvimento do varejo regional. Longo falou ainda do trabalho e dedicação da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) com o apoio da União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços(Unecs), na conquista do reconhecimento da atividade supermercadista como essencial da economia, por decreto, assinado no dia 16/8 pelo presidente Michel Temer.

 

O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, participou da solenidade, e citou a tradição da Expoagas na união de lideranças do varejo nacional.

Na oportunidade, Sanzovo também falou do reconhecimento da atividade supermercadista como essencial. "Uma vitória para todos nós, foi feita justiça ao setor". Em seu discurso, Sanzovo defendeu ainda as reformas da Previdência e tributária para impulsionar o crescimento do Brasil.

 

O vice-governador do RS, José Paulo Cairoli, representou o governador do estado, José Ivo Sartori, e destacou que a Expoagas mostra a força do setor no estado. Ele também ressaltou a luta do setor pelo reconhecimento da atividade como essencial. "Esse reconhecimento mostra o quanto é difícil fazer transformações no nosso país, um processo que, para nós, parece algo óbvio, permitir que os supermercados abram aos domingos e feriados sem precisar de uma legislação própria, levou 20 anos. Essa dificuldade de livre mercado de ir e vir, no contexto político acaba se tornando as amarras que fazem o Estado brasileiro ser essa deformação construída ao longo de sua história".

 

O vice-governador defendeu a praticidade e a simplificação no setor, e ressaltou a importância de focar na coletividade. "Precisamos pensar no País como um todo e não somente nos quatro anos de governo. Cabe a todos apoiar e tentar fazer um estado/país melhor".

 

Após a solenidade de abertura, o economista e comentarista da Globo News, Ricardo Amorim, abordou em sua palestra o tema Oportunidades e estratégias no varejo.  Entre os destaques da sua apresentação estavam a necessidade de dar continuidade nas reformas estruturantes: previdenciária e tributária.

 

Supermercadista Honorário AGAS

Durante a solenidade de abertura da Expoagas 2017, a Associação Gaúcha de Supermercados homenageou com o título de Supermercadista Honorário AGAS o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Ele foi reconhecido pelo trabalho de liderança e capacidade de diálogo à frente da Federação do Comércio.

 

Expoagas 2017

A Expoagas acontece até quinta-feira (24), e traz este ano 347 expositores de produtos, equipamentos e serviços, volume 6% superior ao da edição passada. Durante o evento serão realizados cerca de 800 lançamentos, previstos para serem comercializados 15 dias após o encerramento da feira.

 

 A expectativa da Associação Gaúcha de Supermercados, organizadora do evento, é receber em torno de 44 mil visitantes nos três dias, e uma geração de negócios de R$ 497 milhões.

 

Além da exposição de produtos e serviços, a Expoagas conta com intensa programação didática, que inclui ciclo de palestras, oficinas práticas e visitas técnicas a supermercados gaúchos.

 

 

Natália Lima – Portal ABRAS, de Porto Alegre


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais