Não Alimente o Trabalho Infantil. Este deverá ser o mote principal da campanha sobre a prevenção do trabalho infantil que será encampada pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FETIPAT/AL) e pela Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA) no mês de outubro.
A campanha terá um caráter socioeducativo com a participação dos associados da ASA visando sensibilizar os clientes das lojas, conscientizando-os a não incentivar o trabalho infantil através do ato de doação de moedas nas portas dos estabelecimentos.
A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbem o trabalho infantil. Entendendo que mais que punir e denunciar o trabalho precoce, é urgente e necessário não fomentar a mendicância e mudar a visão da sociedade que estimula o trabalho infantil ao pagar por ‘serviços' como carregar sacolas, limpar vidros, e outros tantos que apenas prejudicam a infância e por conseguinte toda uma vida.
Na reunião para tratar da campanha, realizada na sede da ASA, no dia 28/8/2017, estiveram presente o presidente da entidade, Raimundo Barreto de Sousa, Adir de Abreu, Procuradora do Trabalho e Railene Cunha, Auditora Fiscal do Trabalho e membros do FETIPAT/AL e da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil de Maceió, e o Conselheiro Tutelar José Luiz.
Em Alagoas o FETIPAT junto a outros órgãos estaduais e municipais vem desenvolvendo ações de cunho educativo pela erradicação do trabalho infantil. Em junho, mês dedicado à luta Contra o Trabalho Infantil, foi lançada a hashtag #ChegadeTrabalhoInfantil como também mídias impressas e televisivas abordando o tema, com destaques inclusive para os malefícios causados à saúde das crianças que trabalham, entre eles, deformações dos ossos, cansaço muscular causando prejuízo ao crescimento, problemas cardíacos, pulmonares e muitos outros que podem levar desde ao baixo rendimento escolar e até a morte.
Visando também a aproximação do dia das crianças, a campanha pretende mobilizar os supermercados para abraçar a luta contra o trabalho infantil. Além de atingir os consumidores com banners, cartazes e panfletos a campanha de prevenção e erradicação do trabalho infantil nos supermercados, deve contar em um segundo momento com bolsas retornáveis e outras ações que envolvam a comunidade.
Fonte: ASA/FNPETI