Presidente da AMAS, Edmilson Verati Solenidade de Abertura da Super Amas
O 27º Congresso e Exposição Sul-Mato-Grossense de Produtos e Serviços - SUPER AMAS 2017, que acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e conta com mais de 40 parceiros e um total de 11 patrocinadores, chega ao seu segundo e ultimo dia, nesta quarta-feira (27).
Ontem (terça-feira/26), a abertura teve inicio por volta das 14h e contou com a presença do governador do estado, Reinaldo Azambuja, e das grandes lideranças do setor produtivo do estado, o que bem demonstra o valor classista da AMAS - Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados- e do SINDSUPER - Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Campo Grande -, realizadores do evento. Antes, da solenidade passou pelo Centro de Convenções, o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad, que por motivo de agenda não presenciou o ato, cumprimentou os presidentes da AMAS, Edmilson Verati, do SINDSUPER, Adeilton Feliciano do Prado, da ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados -, João Sanzovo Neto - supermercadistas e expositores.
A mesa de autoridades foi composta pelo Presidente da AMAS, Edmilson Jonas Verati; Adeilton Feliciano do Prado, Presidente do Sindisuper; João Sanzovo Neto, Presidente da ABRAS; Áureo Francisco Akito Ikeda, Presidente da ASMAD - Associação Sul-Mato-Grossense de Atacadistas e Distribuidores -; Sergo Longen, Presidente da FIEMS-Federação das Indústrias do Estado de MS -; Edson Ferreira de Araújo, Presidente da Fecomércio MS; Claudio Mendonça, Diretor Superintendente do SEBRAE MS e o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.
Na platéia estavam os Secretários de Estado, Jaime Verruck, do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO); e de Governo (SEGOV), Eduardo Corrêa Riedel, de Governo e Gestão Estratégica; ainda o Presidente Associação das Micros e Pequenas Empresas MS (Amems), Delmar Ribeiro Martins; Secretário Municipal de Defesa do Consumidor, Valdir Custódio; Coordenadora do Procon de Campo Grande, Daniele Benites; Superintendente do Ministério do Trabalho, Vladimir Struck; Presidente do Conselho regional de Medicina Veterinária MS, João Vieira de Almeida Neto; Diretora Regional do Sesc, Regina Ferro; e o Delegado Regional da Receita Federal, Edson Ishikawa.
O evento chegou destacando a importância do setor supermercadista dentro da economia do Estado e do país. Em seu pronunciamento ao dar por aberta a SUPER AMAS 2017, o Presidente da AMAS, Edmilson Verati, disse que nos dias de hoje o setor supermercadista emprega dentro de Mato Grosso do Sul aproximadamente 22 mil pessoas. O Presidente destacou também a conquista dos supermercados serem considerados nacionalmente como um setor de atividade essencial.
"Recentemente, a AMAS se fez presente em Brasília com sua diretoria para comemorar mais uma conquista da nossa ABRAS, conquista que aguardávamos há 20 anos, que foi a publicação do decreto assinado pelo presidente da República, Michel Temer, reconhecendo os supermercados como atividade essencial da econômica", informou e destacou: "A AMAS defende a livre iniciativa, e a liberdade para que cada empresa do setor decida, junto dos seus colaboradores, se deve ou não abrir aos domingos e feriados".
"E, falando em coisas boas", continuou Verati, fixando olhar em direção ao Governador do Estado, "...no âmbito Estadual, conseguimos recentemente uma grande conquista junto ao Governo do Estado que foi o Decreto nº 14.773, de 28 de junho de 2017 que regulamenta a flexibilização do regime de Substituição Tributária para o recolhimento de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), foi dado um prazo de até 15 dias para recolher o ICMS, dando mais fôlego ao fluxo de caixas das empresas, evitando também que caminhões ficassem parados em nossos postos fiscais, ganhos agilidade logística e operacionais, proporcionando a possibilidade de vender antes de recolher o tributo, ganhando assim mais competitividade no mercado. Esse foi um pleito da AMAS, juntamente com demais entidades representantes do Setor Produtivo, que foi atendida pelo governador Reinaldo Azambuja", agradeceu o Presidente da AMAS.
Em seguida os demais membros da mesa se pronunciaram colocando em destaque o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul com medidas fiscais de combate a crise. Adeilton Feliciano do Prado (SINDSUPER) considera "sensibilidade da equipe econômica estadual"; Edson Araújo (Fecomércio), "contribuiem com o crescimento das empresas e abertura de novas vagas de trabalho"; Claudio Mendonça (Sebrae), "proporcionam mais fôlego aos micros, pequenos e médios empresários"; e Sérgio Longen (Fiems) "a repactuação dos incentivos fiscais, que dará segurança jurídica e tranqüilidade para os empresários que aqui estão e que pretendem trazer seus investimentos".
João Sanzovo Neto, Presidente da ABRAS, reafirmou em sua fala que o setor supermercadista vem crescendo nos últimos anos, mesmo em meio a crises. "De janeiro a julho, as vendas do setor supermercadista cresceram 0,73%. Um resultado positivo, principalmente em um cenário econômico desafiador", afirmou. Sanzovo ainda acrescentou que o reflexo da crise ainda existe, mas que o cenário econômico já começa a dar sinais de melhora. "A confiança do consumidor e da indústria subiu em setembro, segundo a fundação Getúlio Vargas. O que nos impulsiona em melhores expectativas para os próximos meses", finaliza.
Após a solenidade de abertura houve a palestra Magna, com a jornalista Cristiana Lôbo, e em seguida a inauguração e o funcionamento da Feira de Negócios. A SUPER AMAS 2017 segue nesta quarta-feira (27), com mais duas visitas técnicas, palestras, Evento Feminino, fechando com a Feira de Negócios.
A SUPERAMAS 2017 tem como Parceiro Diamante: SEBRAE, FECOMÉRCIO - MS, BROKER PANTANAL, ATACADO BATE FORTE, SEMAGRO - A SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PRODUÇÃO E AGRICULTURA FAMILIAR -, e GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL; Parceiro Platina: TORINO IVECO; Parceiro Ouro: SICREDI e MS GÁS; Parceiro Prata: BANCO DO BRASIL e SODEXO: e Apoio: ABRAS e ASMAD.
Fonte: Assessoria de Comunicação AMAS