Palestra sobre gestão de açougues reúne supermercadistas em Natal e Mossoró

Leia em 3min 40s

  

Presidente da ASSURN, Luiz Antônio de Moura

 

Empresários e gestores de supermercados do Rio Grande do Norte participaram nos dias 25, em Mossoró, e 27, em Natal, da palestra "Como aumentar as vendas e diminuir custos com uma melhor gestão de açougues", promovida pela ASSURN em parceria com a Serendip e Sebrae-RN.

As apresentações aconteceram nas sedes do Sebrae das respectivas cidades e foram ministradas pelos especialistas Rafaela Justino e Jivago Macêdo.
O objetivo da consultoria foi sensibilizar o público para a importância de adotar melhores práticas de gestão no açougue para que possam ter melhores resultados nesta seção.

Na abertura do evento, o presidente da ASSURN, Luiz Antônio de Moura ressaltou as ações realizadas pela entidade. "A nova gestão da ASSURN vem buscando desenvolver trabalhos que auxiliem os associados na atividade diária. E essa palestra é uma dessas ações. Trouxemos aqui especialistas que já trabalharam em grandes empresas para nos trazer mais conhecimento", falou.

Vários temas que englobam o trabalho da seção de açougues foram abordados como contexto econômico, gerenciamento de informações, cuidados e estruturação de instalações, manipulação e armazenamento de produtos, entre outros.

A especialista Rafaela Justino destacou a importância de reciclar a equipe de trabalho para melhorar os índices. "O treinamento e a reciclagem tem que ser constante devido a todas essas situações que estamos passando no mercado interno e a crise econômica. Hoje em dia não cabe mais o profissional que não se recicla, um funcionário que não é pró-ativo, assim como um empresário também nesse perfil. Precisamos ter um trabalho mais incisivo em relação ao enxugamento de perdas, um controle muito maior na parte de custo operacional, custo de produção e tomadas de decisões estratégicas", declarou.

O cuidado na apresentação do açougue também é um ponto que o supermercadista precisa ter, além de ações estratégicas. "É importante ter um açougue bem apresentado, que siga os padrões de higiene e de qualidade, que tenha padrões de cortes bem definidos, processos bem desenhados, porém é extremamente importante que as análises de planejamento estratégico elas aconteçam de maneira cíclica, anual, pra que a gente tenha metas muito bem definidas pra que se possa alcançar essas metas", explicou Rafaela.

Segundo a consultora, o atendimento ao cliente também é importante para ter sucesso nas vendas. "É comum encontrar dois tipos de vendedores nos açougues. Tem aquele que o cliente chega, pede o produto que ele quer, o vendedor entrega e o consumidor vai embora. E existe o vendedor que além de entregar o que o cliente quer, ele sugere outros produtos, expõe o que tem no balcão, é educado, conversa com o cliente. O gestor precisa saber diferenciar esse profissional. Isso gera proximidade com o cliente", destacou.

Jivago Macêdo lembrou os desafios que existem na gestão de açougues. "Um dos problemas que sempre ouvimos é que a mão de obra para açougues e supermercados em geral é muito escassa. O gestor acaba ficando com um funcionário problemático porque não existe alguém com a mesma competência técnica que ele. Eu defendo que para uma empresa ter sucesso ela precisa de eficiência em três pilares: estratégia, processo e pessoas. Muitas empresas têm suas estratégias bem definidas, mas esbarram na execução. E a execução está ligada ao processo de pessoas. É por isso que é preciso ter um treinamento continuo da sua equipe, para ter respaldo", falou.

A palestra sobre gestão de açougues aconteceu devido à parceria entre a ASSURN e a Serendip. A entidade e a empresa mantêm um contrato de convênio que beneficia os associados. O consultor elogiou o evento e ressaltou a importância do acordo entre os dois.

"A apresentação superou as expectativas. A sala lotada, a interação do público, a organização, tudo isso contribuiu para o sucesso do evento. Eu só tenho a agradecer e espero que essa parceria se fortaleça cada vez mais para desenvolvermos vários projetos futuros", disse.


Nas duas apresentações, alimentos não perecíveis foram arrecadados para doação a instituições beneficentes. Em Mossoró, foram entregues ao abrigo Amantino Câmara. Em Natal, serão doados a campanha Semeando Amor, da paróquia de Candelária.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da ASSURN


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais