As vendas do setor supermercadista catarinense voltaram a oscilar registrando resultados negativos no mês de outubro depois de uma sequencia positiva nos últimos meses. O resultado de outubro de 2017 em relação a outubro de 2016 foi de (-3,77%) enquanto outubro de 2017 em relação ao mês anterior, setembro, registrou (-3,32%). No acumulado do ano o resultado se mantém positivo, com 0,32%.
Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Os dados já foram deflacionados pelo IPCA. Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses.
O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, considera que o resultado é pontual, e que não deve ser interpretado como uma nova tendência de queda, e sim, uma oscilação normal de mercado. Lopes lembra também que setembro foi um mês com cinco finais de semana e isso pesa no fechamento do resultado mensal, já que o final de semana registra sempre os melhores resultados de vendas.
“Estamos otimistas e acredito que iremos crescer fechando um resultado positivo até o final do ano. Na atual conjuntura temos a favor uma taxa de inflação controlada e a disposição dos consumidores em voltarem a comprar uma cesta de produtos com mais itens além do básico. O período de final de ano sempre traz essa disposição dos consumidores junto com a remuneração extra do décimo-terceiro salário” - afirma.
FINAL DE ANO
De acordo com a manifestação dos empresários na pesquisa, 77% acreditam que as vendas de final deste ano em SC serão melhores do que no ano passado, em média, num patamar de 7%. Outros 7% apostam que o resultado será muito parecido, nem pior nem melhor, e ainda 6% declararam que as vendas irão recuar em até 3%. Na preparação de estoques de produtos natalinos, 55% indicaram que compraram ou irão comprar mais itens este ano, 6% na média, enquanto 27% dos supermercadistas disseram que se organizaram para comprar a mesma quantidade do ano passado. Outro contingente, com 16%, indicou que está comprando menos produtos este ano, entre 5% e 6%.
Fonte: Assessora de comunicação da Acats