Pensando em sua saúde, todos os consumidores olham o prazo de validade de um produto antes de compra-lo. Já os supermercados têm um papel muito maior em saber o que vendem e entregar o melhor aos seus clientes: precisam garantir o cumprimento de diversos outros parâmetros de segurança, qualidade e higiene de seus fornecedores.
Nesta linha, a APAS - Associação Paulista de Supermercados, em parceria com a Food Design, realizou a segunda edição do seu Evento de Segurança dos Alimentos - Global Markets APAS, com o objetivo de conscientizar fornecedores da cadeia de abastecimento a agirem em conformidade com normas nacionais e internacionais de segurança alimentar.
O evento, realizado no Centro de Convenções da entidade, contou com a presença de mais de 400 participantes, entre supermercadistas, indústria e fornecedores do setor. Também estiveram presentes o Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Wilson Modesto Pollara, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério Público do Consumidor e da Covisa.
Paulo Pompilio, vice-presidente e diretor do Comitê de Segurança Alimentar da APAS, abriu o evento e destacou a união de todos os elos da cadeia de abastecimento em prol da segurança e saúde dos consumidores.
"É emocionante ver a evolução do setor supermercadista e o nível de conscientização - em todo o Estado de São Paulo. Reunir órgãos tão importantes é essencial para a discussão desse tema e, juntos, defenderemos o propósito de estar próximos dos consumidores e falar da saúde desses que são o nosso bem maior", disse Pompilio.
O Programa Global Markets APAS consiste na qualificação da cadeia de fornecedores criando um padrão e um método único para todos, desde aos grandes players do mercado aos pequenos, que antes não tinham essa oportunidade e poderiam ficar de fora da carteira de fornecedores de algum supermercado.
"A ideia do Programa Global Markets é fundamentada na colaboração e formação de redes de trabalho. Essa colaboração consiste na atuação do Comitê de Segurança Alimentar da APAS, que abraçou a ideia, e, claro, a participação das redes de supermercados", explicou Ellen Lopes, da Food Design, parceira da APAS no programa.
A International Featured Standards (IFS) é quem audita os fornecedores para que eles mantenham um padrão de qualidade desde origem. A entidade avalia requisitos básicos de segurança de alimentos, boas práticas de fabricação, controle de perigos, higiene pessoal, gestão de resíduos, limpeza e desinfecção, rastreabilidade, entre outros, que tornarão o fornecedor certificado.
"Acompanhamos o Global Market desde o início e, como a APAS escolheu a nossa plataforma para realizar as auditorias, foi natural ser um dos principais patrocinadores do evento, assim como ocorreu no ano passado, com foco no desenvolvimento do mercado e fornecedores. A certificação não tem mais volta. O mercado começou a se mexer. Hoje pode ser um diferencial, porém, será comum aos varejistas e clientes no futuro", Caroline Nowak, da IFS.
Sobre a APAS - A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.455 associados, que somam mais de 3.242 lojas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da APAS