As vendas dos produtos típicos das festas de fim de ano devem crescer 10% nos supermercados do Ceará, em relação a igual período de 2016. A alta no Estado ultrapassa a estimativa nacional, que aponta para um crescimento de 8,34%, na mesma comparação.
O dado local é da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), e o nacional é da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
E a desaceleração da inflação, que já se apresenta em 2,5% ao ano, abaixo do centro da meta de 4,5% ao ano, é o que vai influenciar em maior consumo para Natal e Réveillon. “A inflação já está baixa, mas, em especial no setor de alimentos, os dados são ainda mais animadores. Já podemos ver deflação. Eu não me lembro de ter visto o valor da carne de gado cair em até 7%”, ressalta Gerardo Vieira, presidente da Acesu.
Ele destaca que o crescimento de 10% é esperado para os dias 24, 30 e 31, vésperas de Natal e Ano-Novo. “No período de 2016, as vendas retraíram 5%. Até agora (novembro), o patamar continua o mesmo. Porém, para dezembro, estamos bastante otimistas e esperamos um saldo positivo de 5%, que seria 10% maior que no período passado”, destaca.
O presidente dos Mercadinhos São Luiz, Severino Ramalho Neto, informa que as vendas na rede já cresceram 10% nos primeiros 12 dias dezembro, ante o ano passado. Ele espera que o índice permaneça o mesmo até o fim deste mês. Destaca o momento positivo na economia nacional, com a inflação em queda e redução nas taxas de juros (Selic), hoje em 7% ao ano.
“Esse número é pequeno se pensarmos em outros anos, mas diante da situação de crise recente, esses 10% são motivo de comemoração. Estamos otimistas com a possível alta para o setor”, destaca Severino.
A expectativa para as vendas da rede Pinheiro Supermercado é superar um pouco mais os 15% de crescimento registrados no ano anterior. Segundo o diretor Comercial e de Marketing da rede, Alexandre Pinheiro, a procura por produtos natalinos tem se dado cada vez mais cedo, em especial os panetones, que já no início do mês de outubro estavam nas prateleiras das 11 lojas Pinheiro no Estado.
Produtos
O panetone deve ser o produto mais vendido para a ceia natalina cearense, com crescimento nas vendas de 15% sobre o Natal de 2016. Nas perspectivas nacionais divulgadas pela Abras, espera-se um incremento de 9,79%.
Já as aves, como chester e peru, continuam sendo apostas para aumentar as vendas. Severino Ramalho destaca que os pedidos para a ceia pronta já estão quase encerrando devido à grande demanda.
No Brasil, a expectativa de consumo do peru é de alta de 7,07% sobre igual período do ano passado.
Fonte: O Povo