As vendas do setor supermercadista catarinense voltaram a se recuperar em novembro com variação de +0,34% em relação ao mesmo período de 2016 e de 2,00% em relação a outubro de 2017. No acumulado de janeiro a novembro o índice é de +0,85%. Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA.
O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, disse que o desempenho de novembro ficou dentro da expectativa e que o último bimestre do ano poderá indicar um crescimento impulsionado pelo estímulo das compras de final de ano e do décimo terceiro salário. Também credita o bom momento a um controle da taxa de inflação e do fim da tendência de queda da taxa de desemprego, embora ainda esteja muito alta.
No plano conjuntural, Lopes acrescentou: "Reconhecemos alguns bons resultados obtidos pela equipe econômica, no combate à inflação e no recuo da taxa de juros. Mas é preciso muito mais, principalmente na regulação da atividade econômica. Precisamos reorganizar o aparato tributário que é gigante e confuso. Na questão da reforma da previdência a classe política deve comprometer-se com um ajuste estrutural profundo, que resolva a questão, mesmo que tenha que enfrentar a reação de corporações que defendem a continuidade de privilégios, especialmente na esfera pública. O futuro do País depende dessa reforma", disse o dirigente.
Em uma outra pesquisa realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) indica que a grande maioria dos empresários do setor está otimista quanto ao resultado de vendas neste final de ano. De acordo com a manifestação dos empresários na pesquisa, 77% acreditam que as vendas de final deste ano em SC serão melhores do que no ano passado. 7% apostam que o resultado será muito parecido, nem pior nem melhor, e ainda 6% declararam que as vendas irão recuar em até 3%.
Nesta mesma sondagem, a Entidade também aferiu o comportamento dos empresários em relação à compra de produtos especiais de Natal/Ano Novo. Nesta preparação de estoques de produtos natalinos, 55% indicaram que compraram mais itens este ano, enquanto 27% dos supermercadistas disseram que se organizaram para comprar a mesma quantidade do ano passado. Outro contingente, com 16%, indicou que está comprando menos produtos este ano.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ACATS