Fórum de Prevenção de Perdas da AMIS aponta desafios e perspectivas no segmento varejista

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O 5º Fórum de Prevenção de Perdas realizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), na terça (12), destacou a importância do setor de  RH na implantação e mudança de cultura organizacional atrelado ao setor de prevenção de perdas da empresa. 

O superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Márcio Milan, abriu o ciclo de palestras falando sobre perdas nos supermercados com base em números por categorias como o setor de FLV sendo o maior responsável, seguido pela padaria e confeitaria, rotisseria, peixaria, entre outros.


Milan falou  ainda da expectativa do índice de redução de perdas para o setor, que espera alcançar algo na casa dos 1,5% até 2020. Atualmente, esse número é de 2,1%.  “Hoje, o nosso maior desafio nos supermercados é alcançar um índice de redução de perdas para próximo de 1,8% e até 2020 alcançar 1,5%.”, disse.

 

Em seguida, a coordenadora do Comitê de Prevenção de Perdas e Desperdícios da ABRAS, Mônica Reimberg apresentou o caso de sucesso sobre a implantação do departamento de prevenção de perdas no Sonda Supermercados. Ela falou do denvolvimento de outros setores para a mudança de cultura dos colaboradores, principalmente do apoio da direção da empresa.  “Se não tivesse a mão dos donos da empresa, a implantação do setor de prevenção de perdas não seria possível. Para isso foi necessário a apresentação de  indicadores da loja para que a empresa estruturasse, principalmente com apoio do setor de RH, o setor de prevenção de perdas”, afirma Mônica.

 

Encerrando o ciclo de palestra, a coordenadora de educação corporativa da Cooperativa de Consumo de São Paulo ( Coop), Andrea Maia, abordou a importância do setor de RH na gestão de pessoas no departamento de Prevenção de Perdas, a importância de líderes formar outros líderes por meio do programa “Humanizar”, que visa capacitar seus colaboradores através das escolas do varejo,  cooperativismo, escola de liderança e a escola de gestão, com o intuito de transmitir  para seus funcionários a missão da empresa, atrelada ao setor de Prevenção de Perdas como aliado no processo. “ Nós criamos quatro escolas para qualificar o nosso colaborador quanto à cultura organizacional da Coop, buscando criar líderes na equipe que possam contribuir para a categoria em que ele é responsável”, conclui Andréa.

 

Talk Show

A programação prosseguiu com um talk show que contou com a participação de grandes empresários de Minas Gerais. Entre eles o diretor do Verdemar Padaria e Supermercado e presidente da AMIS, Alexandre Poni; a diretora de risco corporativo da Drogaria Araujo, Cristiana Araujo; o diretor comercial e de operações do Grupo Super Nosso, Rodolfo Njem; o diretor do 2B Supermercados e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte (Sinconvaga), Gilson Lopes e o diretor da rede Super Luna Supermercados, Navarro Candido.

 

O debate foi moderado pelo diretor de Prevenção de Perdas e Inovação na Tyco / Johnson Controls, Carlos Eduardo Santos, que conduziu a pauta referente à ruptura e quebras operacionais em supermercados. Constatado como principal motivo de perda nos supermercados, a data de validade dos produtos corresponde a grande parcela entre diversos motivos entre as quebras operacionais.

 

Para Alexandre Poni, a prevenção de quebras vai além da realização de inventários, considerando esta, mais uma ferramenta, mas enfatiza que o mais importante está na negociação junto ao fornecedor. “Inventário é um complemento para contribuir na prevenção de perdas, mas é uma questão que vai muito além. Não basta simplesmente negociar preço e carga, é preciso também alinhar a data de entrega junto ao fornecedor, pois pode acontecer de atrasar e com isso acabamos perdendo o tempo de durabilidade daquele produto na gôndola”, disse Poni.

 

A questão de perdas foi debatida e colocada como um desafio constante no varejo, mas que deve ser aos poucos solucionada, através de indicadores que possam balizar no controle de estoque das empresas.

 

 

Fonte: Associação Mineira de Supermercados (AMIS)

 


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