Aproximadamente 30% do alimento produzido no mundo é desperdiçado ou perdido ao longo das cadeias produtivas. O dado é alarmante e com o objetivo de promover o debate e pensar em soluções para o problema, a Mercosuper convidou especialistas de toda a cadeia do alimento para o Fórum “O Impacto do desperdício na cadeia Alimentícia”, que acontecerá no dia 10 de abril, às 9h30, no Expotrade Convention Center, em Pinhais (PR).
Segundo pesquisa da Abras – Associação Brasileira de Supermercados – o setor registrou em 2017 uma perda de 2,28% sobre o faturamento líquido, o que representa R$ 7,11 bilhões. Essas perdas podem acontecer no recebimento de produtos, entrega, manuseio, armazenamento, na gôndola, na área de vendas e na frente de caixa.
Segundo dados da FAO Brasil, órgão da ONU para alimentação e agricultura, na América Latina, 28% dos alimentos se perdem no processo de produção agrícola e mais 28% são jogados no lixo após chegarem às casas dos consumidores. O último relatório da ONU sobre a fome na região revela que a fome na América Latina e no Caribe aumentou entre 2015 e 2016 em 2,5 milhões de pessoas, passando de 40 para 42,5 milhões.
“Estes dados nos mostram o quanto ainda deve ser feito e que devemos trabalhar para envolver toda a cadeia, desde a produção até o consumidor. O desperdício envolve uma questão cultural, de conscientização e também técnica, por isso é tão importante refletir sobre o assunto para pensar em soluções”, afirma o coordenador do comitê de prevenção de perdas da Apras e do CPAR – PR (Comissão de Prevenção de Perdas, Auditoria e Gerenciamento de Riscos), Éder Motin, que fará a moderação do evento.
O Fórum trará especialistas da área de produção, logística e consumo. Confira a programação completa do evento no site: www.apras.org.br/mercosuper.
Mercosuper
A Mercosuper 2018 – 37ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados será realizada pela APRAS nos dias 10, 11 e 12 de abril, no Expotrade Convention Center, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), localizado na Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10.454.
Fonte: Assessoria de Comunicação da APRAS