A Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN) realizou a palestra "Desafios do Varejo 2018 - Liderança - Inovação - Atingimento de Metas", no dia 18 em Natal, e no dia 19 de abril, em Mossoró. Os eventos ministrados pela consultora organizacional e sócia da KM Partners, Kelly Malheiros, foram prestigiados por um grande público, formado por empresários e executivos do setor.
Com mais de duas horas e meia de duração e linguagem clara e objetiva, a palestrante envolveu o grupo e manteve a interação do início ao fim. Com exemplos de casos reais, a apresentação teve como objetivo despertar o público para atitudes e ações simples que podem ser realizadas no dia a dia da empresa para conquistar bons resultados.
"Se a gente não focar no desenvolvimento de pessoas e se a gente não aumentar a retenção e engajamento teremos problemas. A rotatividade causa danos irreparáveis dentro da empresa. A gente precisa repensar o nosso negócio", explicou Kelly Malheiros.
A consultora ressaltou também a necessidade de evidenciar o cliente. "É necessário tornar o nosso cliente um fã. Assim, ele se torna um defensor da loja, ele age como um consultor, torce pelo seu sucesso apesar de qualquer adversidade", disse. A especialista explica que para conseguir tornar um cliente fã é primordial preparar o colaborador. "Não adianta trabalhar para fora, se a gente não trabalhar para dentro. Como que você vai melhorar o atendimento, faturamento, a rentabilidade se você não orienta o seu colaborador?".
A palestra ainda abordou temas como engajamento de funcionários, qualidade de atendimento, inovação, comportamento entre outros assuntos pertinentes ao funcionamento pleno do setor.
Para a diretora do supermercado Seridó/ rede Super Show!, Sonia Barros, a palestra vai facilitar o diálogo com os colaboradores. "Achei excelente, dinâmica, a Kelly usa do humor o que faz a gente ficar mais atento. Teve um conteúdo bem atual, englobou um pouco de todas as áreas, achei bem proveitosa. E trazer os nossos colaboradores para participar, vai fazer com que a gente fale a mesma linguagem, porque a gente cobra muito isso da empresa, como gestores, mas quando a gente capacita eles tudo flui mais naturalmente."
A consultora Kelly Malheiros acredita que a maior lacuna hoje em dia é realmente a falta de treinamento e a capacitação. "A hora investida no colaborador no setor supermercadista é muito baixa, diferente da indústria, por exemplo. O varejo não tem métodos de acompanhamento, de controle tão significativos quanto à indústria. E educação também demora, leva tempo. Muitas vezes o gestor não quer esperar esse tempo pra ver o resultado da pessoa", esclareceu.
A especialista ainda fez elogios ao público presente. "Plateia maravilhosa, participativa, entusiasmada, eu vi aqui vontade de mudança, de querer aprender, de querer fazer", finalizou.
A palestra Desafios do Varejo 2018 contou com a parceria do Sebrae/RN. Nos dois eventos fraldas infantis descartáveis foram arrecadadas e serão doadas a instituições beneficentes.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASSURN