Cerimônia de abertura da 34ª edição da APAS Show Predro Celso, presidente da APAS João Sanzovo Neto, presidente da ABRAS
A 34ª edição da APAS Show - Feira e Congresso de Gestão Internacional começou ontem (7/5) no Expo Center Norte, em São Paulo, com cerimônia especial que contou com a presença do presidente da República, Michel Temer, do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, do governador do Estado, Marcio França, e do prefeito da capital paulista, Bruno Covas, além de empresários do autosserviço.
O presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Pedro Celso Gonçalves, começou o evento destacando o tema da feira deste ano Nós Amamos Supermercado. "Nenhum outro assunto seria tão próximo da nossa realidade. Amar supermercados é ter paixão por empreender, é proporcionar um ambiente de trabalho saudável aos colaboradores, promover uma relação ética e duradora com os fornecedores, e tratar os clientes da melhor maneira possível."
Gonçalves também reforçou a necessidade de engajamento dos empresários no desenvolvimento do setor e da oportunidade de mudanças no quadro político do Brasil em 2018. "Nós geramos milhares de empregos, inclusive, somos responsáveis pela entrada de muitos jovens no mercado de trabalho. Não podemos aceitar calados o aumento contínuo de impostos, principalmente, sem a justificativa de que não há saída. É preciso diminuir gastos e não investimentos, ou seja, ter uma boa gestão pública. Neste ano, vamos eleger presidente, governadores, senadores e deputados, o voto é nosso maior aliado."
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, participou da solenidade, em seu discurso falou do momento de expectativas que o Brasil está passando em 2018, após uma forte crise. “Começamos o ano ansiosos por boas notícias, e elas vieram, ainda devagar, mas suficientes para nos fazer acreditar que o pior já ficou para trás.
As vendas do setor cresceram 2,28% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2017. As projeções do mercado financeiro estão positivas: PIB em 2,7%, taxa Selic em 6,2% e inflação controlada. Mesmo assim, o nosso maior desafio será ganhar a confiança do consumidor novamente, que ficou mais crítico após a crise e gastando com mais consciência.”
Sanzovo aproveitou a presença do presidente Michel Temer para reforçar uma das principais demandas do setor para 2018: a venda de medicamentos sem prescrição médica nos supermercados, ouvida atentamente por Temer, que prometeu dedicação ao pleito.
"Levarei em conta a proposta dos supermercados e prometo analisar esse assunto", ressaltou o presidente da República.
Temer também aproveitou para destacar os avançados de seu governo para o setor de comércio e serviços, como o reconhecimento da atividade supermercadista como essencial, a reforma trabalhista e a aprovação da terceirização, entre outras conquistas.
Coletiva de imprensa
Na manhã de ontem (7), a APAS divulgou, em coletiva de imprensa, a pesquisa Tendência do Consumidor APAS/ IBOPE, que destacou os atributos mais valorizados pelos consumidores na escolha do canal de compras.
Participaram da coletiva o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, o presidente da APAS, Pedro Celso Gonçalves, o diretor e o gerente de Economia da APAS, Dinis Dias e Rodrigo Mariano, além do economista da entidade paulista, Thiago Berka, e da diretora do IBOPE Inteligência, Márcia Sola.
O levantamento mostrou que preços baixos, qualidade dos produtos perecíveis e variedade estão entre os atributos mais valorizados pelos brasileiros nas visitas às lojas de autosserviço. Os consumidores também preferem fazer suas compras em lojas do formato supermercado e acompanhado por familiares.
A pesquisa também mostrou que não há fidelidade a um único supermercado. A maioria dos consumidores (64%) divide suas compras entre dois ou mais estabelecimentos. Já o dia prioritário, para as visitas, é sábado, com 27% das indicações, enquanto 22% disseram que não têm nenhuma preferência.
Feira e Congresso
A 34ª Feira APAS acontece até a próxima quinta-feira (10), no Expo Center Norte, na capital paulista. A feira deste ano conta com mais de 700 empresas expositoras do Brasil e de diversos países. Durante o evento serão apresentados lançamentos com valores exclusivos para os participantes. Os organizadores estimam uma geração de cerca de R$ 7 bilhões em negociações durante o evento, e um público de 74 mil pessoas.
Em Paralelo à feira, acontece o Congresso de Gestão APAS 2018, que traz uma ampla programação com conferências, painéis e palestras ministrados por especialistas do varejo nacional e internacional, que trabalharão temas para incentivar melhorias na gestão dos supermercados brasileiros.
Clique aqui para mais informações sobre o evento.
Redação Portal ABRAS