Cervejas e vinhos devem alavancar vendas nos supermercados no Dia dos Pais

Leia em 2min 50s

Apesar de ser uma data comemorada pelas famílias brasileiras o Dia dos Pais não está entre as principais quando se trata de vendas nos supermercados. Porém, este ano o cenário parece ser um pouco diferente, tanto que a Associação Paulista de Supermercados (APAS) espera crescimento de 1,5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

 

“O dia dos pais chega em um momento em que a Copa do Mundo e as férias de julho drenaram boa parte dos recursos de lazer das famílias. Além disso, a retomada do emprego formal foi freada devido à greve dos caminhoneiros. Por esses motivos, o consumo tende a cair nos mais variados canais do varejo, sendo assim, a projeção de crescimento nas vendas dos supermercados é uma boa notícia”, explicou Thiago Berka, economista da APAS.

 

Para os supermercados, as vendas para o dia dos pais envolvem, basicamente, produtos ligados a um almoço especial com massas e carnes (para churrasco). Porém, agora, os supermercados também são usados como um canal onde podem ser comprados presentes, principalmente, cervejas importadas ou artesanais e os vinhos. Como as bebidas alcoólicas estão com deflação no acumulado de 2018, queda de 3,01%, esses produtos podem ser atrativos para se criar promoções e alavancar as vendas.

 

“Nos últimos anos o varejo e a indústria vem utilizando do uso de kits e multipacks para alavancar mais as vendas. Nos supermercados o mais comum é o uso de kits churrascos e kits de bebidas alcóolicas. Além disso, de acordo com a ocasião, são feitas combinações entre categorias como cervejas artesanais ou especiais, mais carne ou petiscos, ou por exemplo vinhos mais queijos especiais. Outros tipos de kits envolvem equipamentos ou materiais, como vinho com abridor e cerveja com taça, que garantem presentes com valor agregado maior e facilitam a vida dos filhos”, comentou Berka.

 

 

Fonte: Inflação dos Supermercados (IPS) APAS/FIPE

 

A comunicação e montagem da loja são outro ponto importante para mostrar aos clientes que os supermercados são muito mais do que o local onde você compra os produtos do dia a dia. “Supermercados ainda não são vistos como fonte de presentes, porém, podem garantir maior número de vendas, principalmente porque este é um ano em que bares e restaurantes vem sofrendo devido os cortes em gastos de lazer das famílias brasileiras”, avaliou o economista da APAS.

 

Crescimento da área de Rotisserie

 

A Rotisserie é uma seção que os supermercados estão apostando nos últimos anos, investindo em espaços mais atrativos, pratos bem elaborados e nutritivos. Com isso, o segmento vem desempenhando um bom papel e contribuindo para o faturamento das lojas.

 

“A cada ano as ações especiais nos supermercados aumentam com o objetivo de alavancar as vendas para a data, abrindo mais uma oportunidade para competir com canais como restaurantes e entregas em domicílio. Entre as iniciativas estão as sugestões de cardápio para facilitar a decisão de filhos e conjugues envolvendo várias opções de assados tradicionais (bovino, aves, peixes), saladas e massas prontas”, comentou o economista da APAS.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da APAS

 

 

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais