Presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo
| |
Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto
| |
Solenidade de abertura da ExpoAgas 2018
|
Os discursos na cerimônia destacaram o atual momento político, com eleições estaduais e federais que se aproximam, e a importância da aprovação da reforma da Previdência pelo próximo governo.
Anfitrião da Convenção, o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Antônio Cesa Longo, falou em seu pronunciamento da necessidade dos empresários do setor escolherem com consciência os próximos governantes do País. "Temos que apoiar políticos que são a favor das reformas (previdenciária, tributária e política). O País clama por reforma. Ainda temos cerca de 14 milhões de desempregados, 41% da população estão inadimplentes, segundo último levantamento do SPC. O emprego é, e sempre será o maior e mais eficiente programa social, principalmente na formação do cidadão."
Na oportunidade, o presidente da AGAS também destacou seu apoio a Associação brasileira de Supermercados (ABRAS). "Sabemos do trabalho da entidade nacional no reconhecimento da atividade supermercadista como essencial da economia, e reconhecemos o trabalho da Unecs (União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços), idealizada pelo ex-presidente Fernando Yamada, e apoiamos o presidente João Sanzovo na coordenação desse movimento."
O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, participou da solenidade e destacou a Expoagas como uma das principais feiras do País por oferecer momentos únicos aos supermercadistas do estado, para realizar negócios e aprimorar conhecimentos.
Sanzovo também ressaltou o crescimento do setor no primeiro semestre, de 2%, e falou da nova previsão da entidade para o ano. "A paralisação dos caminhoneiros prejudicou o nosso abastecimento, e vários setores da economia. Resultando, inclusive, na alta da inflação e na queda da previsão do PIB para ano. Tudo isso, aliado à queda na produção industrial e à alta do dólar, nos fez revisar a expectativa de crescimento nas vendas para 2018, que passou de 3,00% para 2,53%", comentou Sanzovo.
O presidente da ABRAS destacou ainda que o setor supermercadista está passando por uma revolução, e que há uma grande necessidade de adaptar-se às novas exigências de consumo, que implicam em mais integração tecnológica e conveniência.
Sobre o atual momento político do País, o vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, representou o governador do estado, José Ivo Sartori, e destacou que a Expoagas mostra a importância da união do setor. "Essa integração da indústria com os varejistas é fundamental para a competitividade. Vivemos em um mundo altamente competitivo, é um momento de ação, e feiras como a ExpoAgas auxiliam nesse processo".
O vice-governador defendeu, ainda, que a atuação da sociedade com o estado é primordial para melhorar o Brasil.
Supermercadista Honorário AGAS
Durante a solenidade de abertura da Expoagas 2018, a Associação Gaúcha de Supermercados homenageou com o título de Supermercadista Honorário AGAS a presidente da Federasul (Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul), Simone Leite. Ela foi reconhecida pelo seu trabalho à frente da entidade, e em prol do setor.
Reuniões
No primeiro dia da ExpoAgas aconteceu, também, a reunião dos executivos das associações estaduais de supermercados. A pedido da primeira - dama da Abras, Suzana Sanzovo, durante a reunião aconteceram duas apresentações com o objetivo de incentivar o engajamento social das estaduais. A primeira, da coordenadora de Sustentabilidade da Associação Paulista se Supermercados (Apas), Rose Pavan, que falou dos projetos sociais da entidade.
A outra apresentação foi da diretora de Sustentabilidade da Coca-Cola, Andrea Mota, que falou do projeto Coletivo da empresa, que capacita jovens para o mercado de trabalho.
Hoje, também aconteceu a reunião do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), que contou com a presença do presidente João Sanzovo Neto.
Natália Lima – Portal ABRAS, de Porto Alegre