O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE e calculado pela Associação Paulista de Supermercados), no conceito de todas as lojas – que considera todas as unidades criadas no período pesquisado –, apresentou alta de 1,47% no mês de julho em relação ao mesmo período do ano passado. Este resultado fez o acumulado de 2018 chegar a 4,64% de crescimento em relação a 2017.
Já no conceito de mesmas lojas – que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses –, o resultado de julho de 2018 foi 1,54% superior ao mesmo período de 2017, o que fez o acumulado do ano chegar a um crescimento de 3,12%.
“Julho é mês de férias escolares e muitas cidades do estado de São Paulo tem boa parte de seus habitantes viajando para outras localidades, portanto, o fluxo de consumidores acaba sendo menor nas lojas. Janeiro e julho são considerados para o setor supermercadista, dependendo da região, meses de fraco movimento”, explicou o economista da Associação Paulista de Supermercados, Thiago Berka.
Fonte: APAS
*IPS: Índice de Inflação dos Supermercados APAS/FIPE
O preço médio das compras, chamado de ticket médio, foi de R$ 56,10, terceiro melhor do ano, o que já demonstra os efeitos de maiores preços devido à alta constante do dólar que já afeta produtos de limpeza, higiene e beleza, certas proteínas, pão e massas, que possuem matéria-prima importada e cotada em dólar.
Outro ponto importante de se destacar para o mês de julho é o número de itens vendidos que voltou a crescer após a estocagem realizada pela população na greve dos caminhoneiros. O aumento de itens vendidos foi de 3,87% de junho para julho.
Desempenho por Região
Fonte: APAS
Ao contrário dos meses anteriores, as vendas da região da Grande São Paulo caíram menos que Campinas. Porém, as duas regiões seguem registrando queda nas vendas. Por outro lado, o interior do Estado continua mantendo os índices de venda em alta em 2018 e, em julho, cresceu 3,33% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Informações Adicionais – Outros Deflatores e Faturamento Nominal
Fonte: APAS
Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.
A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.508 associados, que somam 3.363 lojas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Apas