Gestão de resíduos começa e render frutos aos supermercados

Leia em 2min 20s

A gestão de resíduos é um desafio que o setor supermercadista enfrenta diariamente, ao lado da indústria. Diante desta situação, ambos os lados se unem em iniciativas que visam diminuir ou até mesmo evitar o desperdício, principalmente com doações e campanhas de conscientização. E, parece que todo o esforço feito até o momento começou a surtir efeito.

 

Segundo apontamento de uma pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em 2017 o setor perdeu R$ 54 milhões a menos do que em 2016. Neste período, os resíduos oriundos do açougue, FLV, padaria e peixaria saíram de R$ 3,927 bilhões para R$ 3,981 bilhões. Vale lembrar que em 2015, o valor total referente ao desperdício desses alimentos atingiu a marca dos R$ 4,8 bilhões.

 

O estudo aponta que o setor de FLV é o líder em perdas e, por isso, precisa receber maior atenção e investimento em tecnologia para a gestão de perdas. Uma iniciativa para reduzir o desperdício e a quantidade de lixo dos supermercados de Santa Catarina apresenta resultados animadores.


Participação dos consumidores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) desenvolveu o programa "Supermercado Lixo Zero" que consegue enviar um volume menor de resíduos aos aterros sanitários da região. Esta iniciativa surgiu há seis anos e desde então os detritos orgânicos dos supermercados Hippo são processados e transformados em adubo para sua própria horta orgânica, criada para produzir os alimentos que são comercializados nas lojas.

 

Além disso, os consumidores também participam recebendo pontos no programa de fidelidade da rede ao oferecerem adubo em troca. Até mesmo os resíduos como papelão e plástico são enviados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Florianópolis. Oferecendo a destinação correta destes materiais, a rede Hippo recebeu o "Certificado Internacional de Reaproveitamento" pelo descarte correto de 97% dos seus resíduos em todas as unidades.

 

Iniciativa semelhante acontece em supermercados de São Paulo que mantêm programas de descarte adequado. Um dos exemplos vem da rede São Vicente, que envia mensalmente 120 toneladas de papelão, nove toneladas de plástico, além de seis toneladas de outros materiais recicláveis como metais e vidros para a reciclagem.

 

Ainda sim, a falta de estratégias voltadas para a gestão de perdas nos supermercados também gera impacto prejudicial ao meio ambiente. Isso porque a degradação dos alimentos emite gases de efeito estufa e segundo a Organização das Nações Unidas, um terço da produção de alimentos é perdido todos os anos. Desta forma, a emissão de gases gera o óxido nitroso e o metano que são semelhantes à poluição gerada pelo dióxido de carbono dos automóveis.

 

Fontes: APAS

 

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais