O empresário Paulo Cesar Lopes, que toma posse nesta sexta-feira (30), em Florianópolis, para mais um mandato na presidência da Acats, falou à coluna sobre prioridades no cargo e perspectivas para a economia a partir do ano que vem.
Quais as prioridades da gestão?
Paulo Cesar Lopes - A associação vai dar continuidade a seus principais projetos inovadores e que ganham repercussão nacional e até internacional, como o Supermercado Lixo Zero, Programa de Rastreabilidade do Alimento, Programa de Eficiência Energética e o programa de modernização e padronização de cadastro de mercadorias. Outra prioridade é a capacitação dos profissionais. Em 2018 foram mais de 11 mil profissionais qualificados.
Sobre o cenário econômico, quais são as perspectivas a partir do ano que vem?
Paulo Cesar Lopes- Consideramos 2018, novamente, um ano muito atípico, cheio de incertezas com resultados oscilantes apresentados mensalmente nos balanços de vendas. Mas para 2019 vivemos um período cheio de expectativas, com previsão de incremento do PIB de 2,5% a 3% e inflação na faixa de 3% a 4%, índices que farão gerar um novo ciclo virtuoso, com novos investimentos, geração de empregos e a consequente retomada do consumo.
E quais são as principais reivindicações do setor no plano nacional e em SC?
Paulo Cesar Lopes -Desde 2014 as lideranças supermercadistas, através da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), juntaram forças com sete das maiores instituições de comércio e serviços e fundamos a Unecs, que resultou em uma frente parlamentar com mais de 300 políticos em prol da discussão de pleitos para melhorar a atividade empresarial. Defendemos, basicamente, três reformas que impactam diretamente o setor: a tributária, a previdenciária e a política, além de regulamentar o que falta na reforma trabalhista. Em SC, queremos ser ouvidos pelo setor público para a construção de projetos e legislações exequíveis, simplificando ao máximo os processos.
Fonte: Notícia do Dia