O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE e calculado pela Associação Paulista de Supermercados), no conceito de mesmas lojas - que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses - apresentou aumento de 2,59% em outubro, comparado ao mesmo mês de 2017. Este resultado fez o acumulado do ano chegar a 2,38% de crescimento em relação ao ano passado.
"Em outubro foi definido o cenário eleitoral, o que elevou os índices de confiança dos consumidores e supermercadistas. Além disso, teve início o ciclo de contratações temporárias em diversos setores e um princípio de queda do desemprego. Todos esses fatores somados fizeram com que as vendas respondessem após resultados desfavoráveis desde junho", explicou o economista da APAS, Thiago Berka.
O cenário para novembro e dezembro é de melhoria nas vendas, que serão alavancadas pelas compras de Natal; porém, como a base de comparação com o mesmo período de 2017 é bastante elevada, pode dificultar qualquer resultado mais surpreendente até o final de 2018.
"Por conta desta base alta de comparação para o fim do ano, o valor de 2,8% nas vendas para o ano de 2018, mínimo previsto pela APAS, deverá ser mais difícil de ser atingido", comentou Berka. Em 2017, as vendas encerraram o ano com alta de 2,08%.
Desempenho por Região
Por três meses consecutivos a região de Campinas está com evolução nas vendas e pela primeira vez em dois anos tem um desempenho melhor que o resto do Interior de SP. "A força econômica da região coloca qualquer melhoria no cenário macro do país com efeitos exponenciais no Estado", explicou o economista da APAS.
Informações Adicionais - Outros Deflatores e Faturamento Nominal
Nota Metodológica
O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo.
Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.
Fonte: Assessoria de Comunicação da APAS