A novela da abertura dos supermercados do Estado aos domingos pode ainda não ter tido fim. Representantes dos comerciários e dos supermercados querem agora voltar a fechar as portas dos estabelecimentos no primeiro dia da semana.
A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), entidade que representa os donos de supermercados, sinalizou a vontade de alguns supermercadistas de fechar as lojas aos domingos.
Segundo o presidente da Acaps, José Tarcísio Falqueto, muitos empresários reclamam que a abertura dos estabelecimentos não está valendo a pena.
“A conta tem fechado negativa. Não está valendo a pena abrir aos domingos, porque o movimento não está correspondendo à expectativa. Os gastos com os funcionários e as despesas gerais de funcionamento das lojas não está superando as vendas”, explicou.
Segundo Falqueto, o número de supermercados abertos aos domingos está cada vez menor.
“Se você for reparar, o número de estabelecimentos que abriram nas últimas semanas diminuiu. Muitas lojas estão fechando às 14 horas por conta do movimento fraco. O setor está reavaliando se essa abertura ainda é economicamente viável”.
O Sindicato dos Comerciários do Espírito Santo (Sindicomerciários) entrou ontem com um pedido de audiência na Federação do Comércio (Fecomércio-ES) apresentando abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas de empregados de supermercados espalhados por todo o Estado.
No documento, os empregados indicam que, em alguns casos, não há compensação de escala adequada para aqueles funcionários que trabalham aos domingos. Segundo o texto, alguns ainda trabalham com jornada excessiva.
Reunião
De acordo com a Acaps, foi solicitada para esta quarta-feira (27) uma reunião entre representantes do Sindicomerciários e da Fecomércio. A federação, porém, afirmou que, até a noite de ontem, não havia confirmação de nenhum encontro entre as entidades.
Fonte: Tribuna online - ES