Pesquisa da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) apurou a expectativa dos empresários para a Páscoa. A exemplo do ano passado a cautela é a palavra de ordem nas encomendas de produtos típicos, como ovos de chocolate e derivados. Em 2018 a pesquisa indicou que 72% dos empresários haviam encomendado a mesma quantidade de produtos que no ano anterior.
Para 2019, o percentual ficou em 50%. Mais de um terço (38%) das empresas ouvidas,em 2019, apontam para acréscimo de 7%, em média, do volume de compra de produtos em relação ao ano passado. As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo - aumento de 1,34% - em janeiro deste ano, comparativamente a janeiro do ano passado. De dezembro de 2018 a janeiro de 2019 o percentual de queda é grande: 23,58%.
Um recuo que sempre acontece em função da sazonalidade do mês de festas, dezembro, que é o mais forte em vendas para o setor. O resultado é diferente de janeiro de 2018. Ano passado as vendas em SC abriram em janeiro com recuo de 1,57% em relação a janeiro de 2017. Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses. Os dados já foram deflacionados pelo IPCA. Não estão incluídos os desempenhos de lojas no formato de atacarejo.
Fonte: NSC Total