Acats: vendas positivas nos supermercados de SC em janeiro

Leia em 2min 40s

 

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo (+1,34%) em janeiro deste ano comparativamente a janeiro do ano passado. Na comparação entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019 o percentual é de  (-23,58%), neste caso, um recuo que sempre acontece em função da sazonalidade do mês de festas, dezembro, que é o mais forte em vendas do ano para o setor.  O resultado é diferente de janeiro de 2018. Ano passado as vendas em SC abriram em janeiro com recuo de (-1,57%) em relação a janeiro de 2017.


 Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA. As empresas participantes da pesquisa têm o perfil de uma loja clássica de supermercado, não estando incluídos os desempenhos de lojas no formato de atacarejo.


A mesma sondagem buscou apurar a expectativa dos empresários para a próxima data comemorativa do calendário, a Páscoa, que é uma das mais fortes do ano. O resultado indicou que, a exemplo do ano passado, a cautela é a palavra de ordem nas encomendas de produtos típicos da Páscoa, ovos de chocolate e derivados, porém, este ano com um viés de alta.

 

Em 2018 a pesquisa da ACATS indicou que 72% dos empresários haviam encomendado a mesma quantidade de produtos que no ano anterior (2017). Para 2019, o percentual ficou em 50%.  Para 38% das empresas ouvidas, em 2019, haverá um acrescimento de 7% (média) na compra de produtos, em relação a 2018.

O Presidente da ACATS, Paulo Cesar Lopes, avalia que estes dados podem estar indicando uma retomada do crescimento do setor, embora de forma tímida. Em todo caso, ele considera o balanço de janeiro positivo, mesmo que abaixo de 2%, já que a temporada de verão teve expectativas frustradas quanto ao número de turistas no litoral catarinense.

– O fato de não repetirmos o início do ano passado com resultado negativo já nos anima um pouco mais para 2019. A reação tímida é explicável pelo atual momento, onde novamente temos incertezas. Se no ano passado havia o compasso de espera pelo resultado da eleição, o que notamos agora é a expectativa pela aprovação das reformas estruturantes no Congresso Nacional. O desenvolvimento do País e a retomada de investimentos dependem disso – afirma.

 

Termômetro de Vendas ACATS 2019 (em percentuais)

Mês

mês atual x
mês ano passado

mês atual x mês anterior

Acumulado

Jan

(+1,34)

(-23,58)

(+1,34)

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ACATS

 

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais