O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE e calculado pela Associação Paulista de Supermercados), no conceito de mesmas lojas – que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses – apresentou aumento de 1,83% em janeiro, comparado ao mesmo mês de 2018.
Com o bom início de ano nas vendas, o ticket médio (o preço médio por cupom fiscal do consumidor) também apresentou crescimento e subiu 4,44% em janeiro. O mesmo ritmo de elevação foi percebido também nas unidades vendidas por loja, que aumentaram cerca de 4,15%.
“Este crescimento no ticket médio durante o mês de janeiro acompanhou praticamente a inflação acumulada dos supermercados (medida pela APAS/FIPE) que também está pouco acima dos 4%”, explicou o economista da APAS, Thiago Berka.
Fonte: APAS
*IPS: Índice de Inflação dos Supermercados APAS/FIPE
Os supermercados melhoraram a performance de vendas reais por checkout (caixa) e m² em relação a janeiro de 2018. O faturamento por checkout foi de R$ 257.401 neste janeiro, alta de 2,81%, e por m² foi de R$ 2.282, aumento de 0,38%.
“Importante ressaltar que a APAS projeta, para 2019, um crescimento real nas vendas no Estado de São Paulo de 2,7% a 3%. Vale lembrar que, em 2018, o crescimento foi de 2,32% menor que a projeção piso de 2,5%, porém, maior que o reportado pelo Brasil, que foi de alta de 2,07%”, comentou Berka.
Desempenho por Região
Invertendo os resultados dos últimos meses, a Grande São Paulo teve crescimento de 0,87% enquanto a Região de Campinas caiu 0,86%. Novamente o Interior do Estado foi o responsável por manter os números em alta, conquistando a liderança em crescimento de vendas com alta de 2,39%.
Informações Adicionais – Outros Deflatores e Faturamento Nominal
Fonte: APAS
Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.
Fonte: Assessoria de Comunicação da APAS