Em 29 de março, no Haras Canarim, localizado em Bauru, aconteceu o jantar de lançamento regional da APAS Show 2019, maior evento do mundo voltado para o setor supermercadista. A cerimônia contou com 566 presentes entre empresários supermercadistas, fornecedores, empresas patrocinadoras e autoridades das cidades que compõem a região de Bauru. Representando o presidente, participou Erlon Ortega, vice-presidente da APAS e diretor da APAS Show 2019.
Abrindo o evento, o diretor Regional, Airton dos Santos Burgos Bacan, comentou sobre a força econômica dos supermercados na região. “A Regional Bauru foi responsável por 2,3% do faturamento do setor no Estado de São Paulo em 2018, o que equivale a aproximadamente R$ 2,4 bilhões. A geração de empregos também é bastante representativa: em torno de 12 mil pessoas trabalham em supermercados nesta região. Só na cidade de Bauru, o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 850 milhões, o que equivale a 34% da região e 0,8% do faturamento de todo o Estado de São Paulo”, destaca. Na sequência, a diretora de responsabilidade social da Regional de Bauru, Jucimeide Burgos, agradeceu aos presentes, enfatizando as ações de responsabilidade social que ocorrerão durante a APAS Show 2019. “Teremos um painel para tratar sobre desperdício de alimentos e a palestra da chefe paranaense Manu Buffara, que está à frente de um projeto social de hortas comunitárias”. Logo após a sua apresentação, a diretora entregou um cheque simbólico como doação para uma representante da Casa da Criança Madre Maria Teodora Voiron, cuja missão é desenvolver ações socioeducativas que viabilizem o ensino, proteção e qualidade de vida da criança e do adolescente e sua integração à família e sociedade.
O vice-presidente Erlon Ortega aproveitou a oportunidade para comentar sobre a importância e a evolução da APAS Show 2019, que ocorre de 06 e 09 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo. “Há 35 anos, a APAS Show traz as principais novidades tanto dos expositores quanto no congresso de gestão. O tema este ano, “Super hack – Hackeando o Supermercado”, tem justamente o objetivo de nos fazer pensar fora da caixa, revendo a lógica da operação. Para esta edição, ampliamos a área de exposições, sendo agora cinco pavilhões frente aos quatro até então ocupados, garantindo ainda mais espaço para expositores internacionais, salas de reunião de negócios e atendimento exclusivo ao público estrangeiro”, reforça.
A noite também foi marcada por uma homenagem para João Sanzovo, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), que também foi presidente da APAS tem contribuído com o desenvolvimento do setor supermercadista de diversas maneiras.
A APAS Show tem colecionado números expressivos ao longo dos anos. Em 2018, o evento contou com 71.931 inscritos e 4.073 congressistas, recorde de todas as edições. Participaram 738 expositores, sendo 200 internacionais, de 19 países. Nas Rodadas de Negócios Apex-Brasil, focadas em importação e exportação, foram realizadas 1.423 reuniões entre 185 empresas, contando com 50 compradores internacionais, de 23 países. O montante em geração de negócios totalizou US$ 100 Milhões.
Fonte: Associação Paulista de Supermercados (APAS)