A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo, feita pela Associação Paulista de Supermercados (PCS/APAS), apresentou, em março, 34% de otimismo geral com a situação econômica do setor, um resultado 9 pontos percentuais menor que os 43% obtidos no mês anterior. O pessimismo se manteve estável, enquanto aqueles que se dizem neutros subiu de 36% para 45%.
Quando se observa apenas o cenário futuro, o resultado da pesquisa é ainda pior. O otimismo do setor para os próximos meses de 2019 saiu de 54% em fevereiro (o maior patamar desde 2016), para 40% em março. Já percepção atual de otimismo também caiu, mas de uma forma mais contida, saiu de 33% para 27%.
"A queda de 14 pontos percentuais no otimismo com o futuro é considerada até certo ponto, natural devido as incertezas que pairam sobre o governo e a economia que não demonstra recuperação do emprego. Além disso, o mês de janeiro teve vendas neutras no setor supermercadista Paulista", explicou o economista da APAS, Thiago Berka.
Na análise entre os pilares de confiança, um dos que mais tiveram queda foi a satisfação com o governo federal, que saiu de 55% em fevereiro para 38% em março. Com a queda do otimismo, subiu o pessimismo com o governo do Brasil, que saltou para 31%, um número 21 pontos percentuais maior que no mês anterior.
Cenário parecido se observa com o governo estadual, a percepção de satisfação caiu para 38% em março, ante os 40% do mês passado, igualando o governo federal. Outros 38% do setor supermercadista paulista se mostraram pessimistas com o governo estadual, um número 18 pontos percentuais maior que o registrado em fevereiro.
Um dos pontos que trazia o grande otimismo do empresariado também registrou queda. A intenção de contratar no futuro caiu 27 pontos percentuais saiu de 50% em fevereiro para 23% em março. Apesar desta queda, o setor não tem previsão de demissão, já que 77% dos supermercadistas querem apenas manter o quadro de funcionários.
Em relação às taxas de juros, a expectativa de maiores quedas ficou em apenas 23% do setor e de manutenção da inflação para 54% dos empresários. É curiosamente o contrário do que o Banco Central demonstra em seu último relatório, que prevê alguma queda até o final do ano.
"Isto é explicável pelo fato de que os empresários estão enxergando constantes aumentos dos produtos in natura, como batata, cebola, feijão e legumes e verduras de pequeno porte que acabam exigindo muita negociação e adaptação neste importante segmento, que representa bom percentual de faturamento para as lojas", avaliou Berka.
Resultado das Vendas de Carnaval
O setor reportou nas vendas gerais 3% de crescimento no Carnaval de 2019 em relação à mesma data de 2018. As cervejas tiveram alta de 1,20% nas vendas enquanto que as carnes tiveram 4,40% de aumento na comparação do mesmo período. "As cervejas cresceram menos em vendas pelos preços estáveis em relação ao ano passado, enquanto as carnes possuíam preços um pouco mais altos", finalizou o economista da APAS.
Nota metodológica
A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado.
APAS
A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.508 associados, que somam 3.363 lojas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da APAS