As vendas do setor supermercadista catarinense registraram dois índices antagônicos, (-4,60%) no mês de março em relação a março do ano passado e de +11,10% em março de 2019 em relação a fevereiro. O resultado acumulado no primeiro trimestre ficou em +0,28%. A data da ocorrência da Páscoa de um ano para o outro, foi a responsável por esta sazonalidade.
Em 2018 a Páscoa foi comemorada no dia 1º De abril (domingo), porém todo o movimento mais forte de vendas foi registrado no mês de março. Já este ano, o domingo de Páscoa foi comemorado no final de abril, o que com certeza vai impactar o resultado do próximo mês, assinala a consultora Fátima Merlin (Connect-Shopper), que participa do processamento do resultado. Outro fator relevante é o comparativo entre fevereiro e março de 2019. Fevereiro é um mês mais curto e março somou este ano 5 sábados. Cada sábado pode representar até 25% a mais de vendas, segundo análise de mercado.
Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA. As empresas participantes da pesquisa têm o perfil de uma loja clássica de supermercado, não estando incluídos os desempenhos de lojas no formato de atacarejo.
O presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, entende que fatores conjunturais observados em todo o País continuam a influenciar o desempenho dos varejos. "Temos ainda uma taxa de desemprego alta e um índice de mais de 60 milhões de pessoas com registro negativo de dívidas, isso compromete a capacidade de compras de um contingente expressivo de consumidores", observa o empresário.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ACATS