Vendas nos supermercados fecham primeiro trimestre de 2019 em queda

Leia em 1min 40s

O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE e calculado pela APAS) no conceito de mesmas lojas - que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses - registrou queda de 4,41% em março, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior.

 

Comparando o primeiro trimestre de 2019 com o mesmo período de 2018, a queda registrada é de 1,13%. Para o economista da APAS, Thiago Berka, o fator fundamental para este número é que a Páscoa e o Carnaval caíram em datas bem distantes de um ano para o outro, o chamado "efeito calendário", o que atrapalhou a comparação no resultado das vendas.

 

"Com o desencontro de datas sazonais observadas em 2019 em relação a 2018, como o Carnaval - que foi em meados de fevereiro em 2018 e no começo de março em 2019 - e da Páscoa - em 1º de abril de 2018 e em 21 de abril de 2019 -, não podemos avaliar as vendas dos supermercados como ruins. É necessário aguardar o quadrimestre completo para que possamos observar o verdadeiro desempenho acumulado deste ano", explicou o economista.

 

Berka ainda afirma que boa parte das compras ocorre geralmente uma semana antes das datas comemorativas. "Pelo fato de a Páscoa, por exemplo, ser no dia 21 de abril, os resultados só serão percebidos no final do mês. Além disso, como o fim do mês é uma época que o consumidor já gastou boa parte do salário, muitos deixam as compras para os últimos momentos visando conseguir algum desconto de última hora, e isso também tem impacto nas vendas", analisou.


Desempenho por Região

 

Apesar das quedas nas vendas em todas as áreas avaliadas, a região da Grande São Paulo e o interior do estado tiveram desempenhos que podem ser considerados razoáveis, dado o desencontro das datas, grande vilão do IVS no primeiro trimestre e do mês de março de 2019.

 

Fonte: Associação Paulista de Supermercados (APAS)

 

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais