Embora Santa Catarina seja o 11º Estado mais populoso do país e tenha o 7º maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, o segmento supermercadista local fechou 2018 com o quinto maior faturamento do setor no país, estimado de R$ 23 bilhões. As empresas catarinenses responderam por 7,9% da receita bruta das vendas nacionais do setor. Elas também geram no Estado 85 mil empregos diretos.
Esses dados foram destacados nesta quarta-feira (22), em Joinville, quando a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) fez uma avaliação do impacto do setor na economia do Estado e apresentou a Exposuper 2019, que será realizada de 25 a 27 de junho e, pela décima vez, será no centro de eventos da Expoville.
O bom desempenho dos supermercados catarinenses resulta do êxito dos grupos empresariais locais que não limitam atuação no Estado, economia estadual forte, a menor taxa de desemprego do Brasil (7,2%) e o bom desempenho do turismo, que atrai visitantes e aquece o consumo.
Segundo a Abras, entidade nacional, o Estado tem cinco das 50 maiores redes do setor no país. Outro dado que mostra a pujança da indústria e da economia estadual é que dos 250 expositores da Exposuper, 61% são catarinenses. A Acats conta com 1.400 lojas associadas no Estado e, no ano passado, qualificou 14,2 mil profissionais. Para a feira e congresso, a Acats espera 35 mil visitantes e R$ 500 milhões em negócios.
Fonte: NSC Total