Geração de negócios é principal assunto na abertura da Expo-Ecos 2019

Leia em 5min 10s

A geração de negócios e a oportunidade de aprendizado para os representantes de toda a cadeia de abastecimento de Mato Grosso foi o principal assunto dos discursos na abertura do maior evento de supermercadistas, atacadistas, distribuidores, indústria e food service do Centro-Oeste (Expo-Ecos 2019), realizada nesta terça-feira (04.06), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A solenidade contou com a presença de diversos empresários do setor, autoridades e expositores. A expectativa é que 15 mil pessoas circulem na feira até quinta-feira (06), conhecendo as novidades dos cerca de 60 expositores.

 

O presidente da Associação Mato-Grossense de Atacadistas e Distribuidores (Amad), João Carlos Sborchia, abriu o evento falando que em momentos de crise os empreendedores encontram oportunidades para crescer e, da mesma forma, as entidades representativas são chamadas a indicar o caminho do progresso e do desenvolvimento. "Assim, juntando forças, a Asmat, Amad, Sincad e Sincovaga decidiram, após 10 anos, reeditar a Expo-Ecos, que foi pensada e desenvolvia para reunir toda a cadeia de abastecimento do estado de Mato Grosso, proporcionando a aproximação de fornecedores e varejistas".

 

Representando o governador Mauro Mendes, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, disse que também faz parte do setor e não poderia deixar de apoiar o evento. “Sempre fui empresário, estou em casa, tenho orgulho e satisfação em fazer parte do segmento”, ressaltou, ao afirmar que dentre as pautas do governo está o desenvolvimento econômico da cadeia de abastecimento no estado.

 

Segundo Alessandro Morbeck, presidente da Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat), o atacado e o varejo têm a obrigação de estarem juntos para construir melhores condições de negócios e fomentar ainda mais a economia mato-grossense com emprego e renda. Ele destacou que hoje os dois setores são responsáveis no estado por um faturamento anual de mais de R$ 15 bilhões e cerca de 140 mil empregos diretos e indiretos, o que justifica a importância do segmento.

 

"É o momento ideal para nos aprofundarmos nas tendências do setor e nas novas tecnologias. Ver de perto o movimento do varejo, do atacado, da indústria e aprender ainda mais sobre esse consumidor cada vez mais exigente que encontramos em nossas lojas e, claro, fazer bons negócios, que é o nosso maior objetivo", completou Morbeck.

 

Para o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto, Mato Grosso precisava de um evento como a Expo-Ecos. “É um dia histórico que marca a volta da Expo-Ecos ao calendário de feiras do Centro-Oeste, um evento que com certeza estava fazendo falta na região por oferecer grandes oportunidades de geração de negócios e aprendizado para toda a cadeia de abastecimento", ressaltou.

 

Ele lembrou que o trabalho colaborativo é essencial para o crescimento e a evolução do varejo. "A junção de quatro importantes entidades na realização de um evento que congrega em um só espaço indústria, atacado, varejo e food service é, sem dúvida, um momento ímpar", analisou Sanzovo, ao dizer que nos últimos anos os empresários têm sofrido para continuar se desenvolvimento em um cenário desafiador e com tantos tributos e burocracias.

 

Nesse sentido, ele lembrou que a Abras e a Unecs, por meio da Frente Parlamentar de Comércio e Serviço, estão trabalhando para que o ambiente de negócios seja mais justo para o empreendedor. Dentre as pautas reivindicadas estão à autorização para que os supermercados voltem a comercializar medicamentos isentos de prescrição médica (MIPS), quebrando a reserva de mercado das farmácias; a simplificação tributária que já começou a ser debatida no congresso; e a redução dos juros bancários.

 

"Faturamos em 2019 cerca de R$ 355,7 bilhões, somos responsáveis por 5,2% do Produto Interno Bruto. No ano passado geramos mais de 30 mil novas de empregos e nosso crescimento é também o crescimento do Brasil", concluiu o presidente da Abras.

 

Homenagem

 

Durante a abertura do evento, os organizadores fizeram uma homenagem à Casa Domingos pelos 50 anos de existência da empresa que tem o CNPJ atacadista mais antigo do estado. O troféu foi entregue ao empresário Antônio Domingos. 

 

Estiveram presentes ainda na abertura da Expo-Ecos 2019 o presidente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), João Tarcício Falqueto; o vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Omar Abdul Assaf; representantes da Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (Asmad e Amas), além da secretária Extraordinária dos 300 anos de Cuiabá, Celly Almeida, representando o prefeito Emanuel Pinheiro; o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, o presidente do Sincad/MT, Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli; o presidente do Sincovaga, Kassio Catena; e o presidente da Fecomércio, José Wenceslau Jr.

 

A Expo-Ecos MT 2019 acontece até esta quinta-feira (06.06), das 14h às 22h, e os visitantes podem assistir várias palestras gratuitas e participar de oficinas. A entrada na feira também é gratuita. Mais informações pelo site: www.expoecosmt.com.br

 

Sobre a Expo-Ecos MT 2019

A realização da Expo-Ecos é uma parceria de quatro entidades: Associação Matogrossense de Atacadistas e Distribuidores (Amad), Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Sindicato do Comércio Atacadista Distribuidor de Mato Grosso (Sincad-MT) e Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Mato Grosso (Sincovaga). Muito mais do que uma Feira de Negócios, o evento conta com palestras, seminários, oficinas e painéis com especialistas de diversas áreas, englobando os aspectos técnicos, operacionais e troca de conhecimentos sobre as tendências do mercado. A previsão dos organizadores é movimentar em torno de R$ 35 milhões entre os dias 04 e 06 de junho, em Cuiabá. A Expo-Ecos é patrocinada pela SE Distribuidora, DAC Distribuidora, DM Card, Senac Mato Grosso - Fecomércio, GS1 Brasil e Aurora, e conta com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

 

Fonte: Notícia Max


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais