Depois de comemorar o melhor semestre de vendas após seis anos, os supermercados começam a planejar novos investimentos por meio de financiamentos. A Super Feira Acaps Panshow, que vai até a quinta-feira (19), no Pavilhão de Carapina, na Serra, aglutina oportunidades para supermercadistas buscarem crédito com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).
De acordo com dados divulgados pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), de janeiro a junho, o setor registrou crescimento de 2,64% em relação ao mesmo período de 2018, segundo o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Com o mercado em expansão, a expectativa é que haja uma maior procura pelo crédito do Bandes, que apoia o evento e estará presente em toda a programação com um estande preparado para atender aos interessados em oportunidades de negócios.
Os financiamentos do banco de desenvolvimento capixaba apoiam, por exemplo, mecanismos de energia renovável e eficiência energética, como a instalação de placas fotovoltaicas. O investimento é uma ótima opção para o setor, já que energia elétrica é uma das despesas fixas que mais pesa no orçamento mensal. O investimento retorna em aproximadamente quatro anos, proporcionando mais de 25 anos de geração de energia, com ótimo custo-benefício, pela independência de energia.
Outra solução para o setor supermercadista é o investimento em tecnologias e modernização de processos e rotinas dos empreendimentos para aumentar a competitividade de seus negócios. A automação, mobilidade e inovação fazem parte do contexto do mercado e os empresários capixabas com interesse em investir em seu parque de máquinas contam com recursos do Bandes. O investimento na modernização da infraestrutura da empresa evita a defasagem da produção, afinal, máquinas e equipamentos com maior tempo de uso significam menor produtividade e maior despesa com manutenção.
Com os recursos contratados no Bandes, o empresário pode investir na aquisição de máquinas e equipamentos, inclusive importados, e contratação de softwares e serviços correlatos às tecnologias adquiridas. Estes investimentos em um parque de máquinas atualizados e de qualidade contribuem para construção de processos automatizados, integrados e dinâmicos.
Parcerias para buscar soluções de investimento
Além de divulgar suas soluções para o empresariado do setor, o Bandes vai em busca de aproximação e consolidação de parcerias com associações e entidades representativas para o desenvolvimento do setor no Estado, apostando na promoção e no incremento de oportunidades de novos negócios.
Para o diretor-presidente do Bandes, Maurício Duque, parcerias são essenciais para o desenvolvimento e diversificação das atividades. “O desenvolvimento é efetivo e sustentável quando envolve parcerias colaborativas que agregam valor, aumentam o desenvolvimento tecnológico, geram e distribuem renda”, salientou o presidente.
O evento também vai oferecer oportunidades de negócios em vários segmentos, além de espaços para palestras, cursos, confecções, agronegócio, entre outros.
Participação Bandes no Evento
O evento reúne supermercadistas, varejistas, atacadistas, fornecedores de produtos e serviços para panificadores e industriais e é uma excelente oportunidade para o banco criar relacionamento e apresentar alternativas de investimentos.
O Bandes permanece durante toda programação com um espaço para atendimento aos empreendedores. Técnicos do banco poderão orientar sobre acesso aos programas de fomento que contribuem para o desenvolvimento do setor. O evento é considerado o maior evento empresarial do ramo no Espírito Santo e um dos melhores do País.
Serviço:
Super Feira Acaps Panshow - Convenção e Feira de Negócios de Supermercados e Padarias do Espírito Santo
Data: 17, 18 e 19 de setembro 2019
Local: Carapina Centro de Eventos - Serra/ES.
Horário: das 14h às 22h
Fonte: Jornal Empresarial