A força e a importância dos empreendedores nos setores varejista, atacadista e supermercadista foram exaltadas na solenidade de abertura da 14ª edição da feira de negócios Super Mix, na tarde desta terça-feira, no Centro de Convenções de Pernambuco. O presidente da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), José Luiz Torres, destacou no pronunciamento que fez durante a abertura, que a relação entre varejistas e consumidores são a base do trabalho da instituição na Super Mix.“São 14 anos apresentando novidades, e em 2019 temos, além de um aumento no número de expositores e da movimentação financeira, outros eventos paralelos que agregam à Super Mix. Temos a feira de variedades Expobrasil e os fóruns de segurança dos alimentos e do varejo, que acontecerão no último dia da feira. O aumento deste número se dá pelos empreendedores, que são quem trabalha todos os dias para contribuir positivamente para a economia do País”, salientou.
O estreitamento dos relacionamentos profissionais possibilitado pela feira e o papel deste networking na abertura de portas aos novos negócios foram os pontos destacados pelo presidente da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), João Alves Cavalcante. “A Super Mix cresce a cada ano, em número de expositores e em negócios. Cada vez mais empresas participam da feira, aproveitando o espaço para fortalecer o relacionamento com os supermercadistas e atacadistas. A Super Mix se consolida como um grande evento para a economia do Estado”, afirmou. Aspa e Apes são as associações realizadoras do evento, que conta ainda com o apoio da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad).
Na solenidade, o vice-presidente da Abad, Hellton Diniz, parabenizou as entidades por realizar o evento e destacou a sua importância para a cadeia de distribuição pernambucana e nordestina. Também participaram da abertura da Super Mix o diretor do Sesc Pernambuco, Inocêncio Lima; o presidente da Fecomércio Pernambuco, Bernardo Peixoto; o deputado Antônio Morais, o gerente do Sebrae Alexandre Alves, o presidente da Associação Sergipana de Supermercados, João Luiz Oliveira; a diretora regional do Sesc Pernambuco, Valéria Peregrino; o diretor da Adagro Paulo Roberto, entre outros representantes de entidades representativas do setor.
Com uma área de 12 mil m² e 148 expositores, maior número da sua história, A Super Mix se inicia com a expectativa de superar todos os números do último ano: receber quase 25 mil visitantes durante seus três dias e movimentar mais de R$ 1 bilhão em negócios, batendo a movimentação financeira de R$ 850 milhões gerados no ano anterior. O evento conta com o Patrocínio da São Braz, Aurora Alimentos, Mondelez, ADDiper, Serasa Experian, GS1 Brasil, BNB, Bunge e Camponesa, além do apoio da Empetur, ÉPão, Abad, Globo Nordeste, ExpoBrasil, Sebrae, Abras e Ceasa.
SEGURANÇA ALIMENTAR
Logo após a solenidade de abertura, o biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, iniciou o circuito de palestras da feira, junto com o consultor do Sebrae Adalberto Souza. O biomédico comentou os riscos que envolvem a manipulação dos alimentos, em especial em estabelecimentos comerciais.
O biomédico reforçou que, cada um dos setores de um supermercado, padaria ou mesmo restaurante, deve ser visto como uma indústria à parte, na qual devem ser devidamente treinados os manipuladores de alimentos, profissionais especializados para trabalhar os insumos. “Na padaria, por exemplo, é preciso ficar atento a quanto tempo aquele creme de um pão doce vai ficar em temperatura ambiente antes de ser recheado, e ainda como é feita a limpeza das misturadeiras e máquinas batedoras, que vão misturar as massas dos pães. No setor de carnes, é importante observar como é colocada a data de validade e feita a higienização dos equipamentos e utensílios, além do congelamento e descongelamento. O mesmo na parte de peixes e frutos do mar, quanto de gelo é usado para cada um, como é o aspecto das escamas, dos olhos. Frutas e verduras também: é preciso saber se estão íntegras e maduras, ou não, e ainda se serão porcionadas em bandejas.”
O Dr. Bactéria ainda alertou para que só sejam consumidos produtos certificados por órgãos como o Ministério da Agricultura, e para a importância de as indústrias e empresas seguirem as boas práticas de fabricação. A programação da Super Mix 2019 segue até a quinta-feira (26), das 15h às 21h. As inscrições do evento, para empresários e público em geral, podem ser feitas diretamente pelo site www.feirasupermix.com.br.
SERVIÇO
14ª SUPER MIX – De 24 a 26 de setembro, das 15h às 21h, no Centro de Convenções de Pernambuco (Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho – Olinda). Informações e inscrições gratuitas para empresas no www.feirasupermix.com.br. Siga a Super Mix: https://www.facebook.com/FeiraSuperMix/ @feiraSupermix / Linkedin: @feiradenegociossupermix e no YouTube: Feira Super Mix
Fonte: Feira Super Mix