O varejo no estado de São Paulo deverá criar cerca de 8 mil vagas temporárias. O número é 25% maior que o ano passado. Estima-se que os supermercados devem reter cerca de 5% do total destes temporários para 2020. A expectativa é que este ano feche com 13,6 mil vagas ocupadas (melhor número desde 2014, quando foram contratadas 14,7 mil pessoas)
*Projeção
No Brasil, a expectativa de contratações para 2019 referente ao varejo alimentar é de 43,7 mil pessoas. O número é o melhor desde 2014, quando foram criadas 67 mil vagas. A projeção para 2020 é fechar o ano com 47 mil empregos gerados.
“Para se ter uma ideia, a expectativa de aumento das vendas para o Natal é de 6% a mais que no ano passado. As vendas no mês de dezembro são 24% maiores quando comparado aos outros meses do ano”, avaliou o economista da APAS, Thiago Berka.
Entre as principais vagas para contratação estão as de repositor de mercadorias, atendentes de loja, operadores de caixa e embaladores. O que chama a atenção nos últimos meses é o crescimento nas contratações de Minimercados e Hortifrutis, sendo que em alguns meses, o número de empregados superou 430% quando comparados com o mesmo mês em 2018.
Fonte: Jornal da Economia