Os supermercados do Espírito Santo criaram aproximadamente 3 mil novos postos de trabalho neste ano, um crescimento de 24% em relação ao número registrado no ano passado. Atualmente o setor é responsável pela geração de 40 mil empregos diretos e 80 mil indiretos no estado. Os dados são da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps).
"É um número bastante expressivo. Quem não está ligado direto ou indiretamente ao setor? A indústria, o comércio, o transporte, agricultura, enfim, tudo isso indiretamente está ligado", destacou o superintendente da Acaps, Hélio Schneider.
Em 2019, segundo a Acaps, foram abertas 12 unidades em todo o estado, duas somente na semana passada. Essas duas novas lojas foram responsáveis pela geração de mais de 500 novos empregos - uma delas, localizada em Campo Grande, Cariacica, contratou 260 pessoas, enquanto a outra, em Barcelona, na Serra, gerou cerca de 250 empregos diretos.
Ainda de acordo com a associação, o setor de supermercados no Espírito Santo deve fechar 2019 com um crescimento entre 4% e 4,5%, mais que o dobro do ano passado.
"Vamos fechar o ano com o dobro de crescimento do ano passado. Mas ainda, na média, é um crescimento que não é bastante expressivo. Nós precisávamos crescer, no mínimo, quatro, cinco, seis porcento ao ano, e não estamos. Ah, estão abrindo muitas lojas? Sim, estamos abrindo muitas lojas. Porém, é uma aposta que estamos fazendo, inclusive para 2020. E a tendência é realmente de uma recuperação econômica bastante expressiva", ressaltou Schneider.
Segundo o superintendente da Acaps, menos lojas devem abrir no ano que vem, no estado, mas o crescimento será maior nas vendas. "O empresariado supermercadista está apostando em um crescimento, em 2020, e nós estamos nos preparando para isso", frisou.
Crescimento nacional
Os números do setor no Espírito Santo refletem os nacionais. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em 2017 o segmento cresceu 4,3%, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) - soma da riqueza do país - cresceu 1%.
No ano passado, o crescimento do setor supermercadista brasileiro foi de 2,07%, enquanto o PIB ficou em 1,1%. Já neste ano, a alta registrada entre janeiro e outubro foi de 3,39%, ao passo que a economia do país cresceu 0,8%.
Fonte: Folha Vitória