O Sindicato de Supermercados de Minas Gerais (SINDSUPER-MG) foi criado nesta quinta-feira, 21 de novembro, em Assembleia realizada na sede da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), em Belo Horizonte. Com uma maciça presença de supermercadistas de todo o estado de Minas Gerais, a Assembleia foi considerada histórica. A criação do SINDSUPER-MG atende a uma antiga demanda do setor.
O SINDSUPER-MG vai permitir a atuação exclusiva para o segmento, mais agilidade para as conquistas, a redução dos custos das empresas, o fortalecimento da categoria, a defesa do segmento nas negociações coletivas e dos interesses de todos os supermercados, independentemente do tamanho e número de lojas.
Dirigentes eleitos
Ainda durante a assembleia, foi aprovado o estatuto da instituição e eleita sua primeira diretoria, que terá esse primeiro mandato até 20 de novembro de 2022. Os mandatos posteriores serão de quatro anos.
A primeira diretoria eleita ficou constituída assim: presidente, Alexandre Poni (Verdemar); 1º vice-presidente, Gilson de Deus Lopes (Supermercado 2 B); 2º. vice-presidente, José Luiz de Oliveira (Roma Plus); 1º. dir. secretário, Valdemar Martins Amaral (Adição Distribuição); 2º. dir. secretário, Milson Borges dos Santos (MN Supermercados); 1º. diretor tesoureiro, Ivo José de Castro (Junia M. Castro ME); 2ª. diretora tesoureira, Dolores Antônia Fonseca (Supermercado Faria).
Para o Conselho Consultivo, foram eleitos Geraldo Salvador do Nascimento (Via Bahia); Roberto de Matos Gosende (DMA); Júlio Cézar de Oliveira (Cencosud); Fábio Teixeira Campos (Casa Fidélis); Fábio Victor Cesar (Sacolão Supermercado); Ringley José de Faria Cançado (Super Sô); Samuel Ribeiro Peixoto (Supermercados Martins e Filhos); Eliane Moreira Moraes de Azevedo (Hiper Azevedo) e Agnaldo Jair Ferreira (Esquinão).
No Conselho Fiscal Efetivo estão Antônio Roberto dos Reis Bastos (Mercantil Bastos); Paulo Henrique Rezende dos Santos (Poupe Sempre) e Navarro Agostinho Cândido (Superluna). No Conselho Fiscal Suplente, Renato Dias Godinho (Varejinho Contagem); Valter Amaral Lacerda (Mac Supermercado) e Rogério Tiago do Nascimento (Supermercado Eskinão).
Momento histórico
“É um momento histórico para os supermercados de Minas. Temos que agradecer a todas as pessoas que apoiaram a criação do sindicato por esta grande conquista de todos nós. É uma demanda antiga de nosso setor, agora atendida. Um novo tempo que se inicia para a categoria”, assinalou o presidente da AMIS, Alexandre Poni, eleito para presidir o SINDSUPER.
“O SINDSUPER cobrindo toda a extensão do estado de Minas para as áreas inorganizadas será muito forte. Fico tranquilo em saber que, se caso o sindicato que já existia na minha cidade não atender as minhas expectativas, o SINDSUPER está à minha disposição”, ressaltou José Libério de Souza, do Josyldo Supermercado, de Divinópolis, durante a assembleia. “Fico feliz com a criação desse sindicato e quero agradecer a diretoria da AMIS pelo empenho, dedicação e que Deus abençoe a todos que ajudaram na criação do sindicato e participaram da assembleia”, disse Navarro Cândido, do Super Luna.
Base sindical
O SINDSUPER vai atuar em todo território mineiro. A exceção serão municípios assistidos por sindicatos do comércio já organizados.
Essas bases sindicais que não serão cobertas pelo SINDSUPER são: Araxá, Barbacena, Cataguases, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Itabirito, Ituiutaba, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Ponte Nova, Santos Dumont, São João Del Rei, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Vale do Sapucaí, Caratinga, Divinópolis, Itaúna, Manhuaçu, Paracatu, Patrocínio, Santa Luzia, São Lourenço, Varginha , Viçosa, Vale do Aço, Betim e região, Contagem/Ibirité, Itajubá, Passos, São Gotardo, Unaí, Araguari e Zona da Mata.
Fonte: AMIS – 21/11/2019.