Dezembro é o mês mais importante para o varejo, pois responde por 24% das vendas anuais. Ele soma os resultados da Black Friday à principal data comercial do ano, o Natal. De acordo com a Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo, realizada pela Associação Paulista de Supermercados – APAS, mais empresários estão confiantes, pois o percentual dos que estão otimistas com a economia e o governo subiu de 35% para 39%. Já o pessimismo caiu de 20% em outubro para 14% em novembro.
Para 78% dos empresários, a expectativa futura de vendas do setor é otimista. O índice vem subindo desde junho, quando o governo federal começou a liberar o saque de R$500 reais por conta do FGTS.
“Os supermercadistas estão confiantes que em 2020 o setor terá um crescimento superior ao 1% com que devemos fechar 2019. Para 56%, a taxa de juros deverá continuar em queda ao longo do ano”, explicou Thiago Berka, economista da APAS.
Parte da expectativa passa pela aprovação do governo federal devido às reformas tributária e administrativa propostas pelo ministro Paulo Guedes.
Fonte: Mercado e Consumo