Com o objetivo de participar ativamente da campanha de enfrentamento da situação provocada pela circulação do Covid-19 (novo coronavírus) no Estado de Santa Catarina, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) está mobilizando seus associados para que intensifiquem nas suas empresas, tanto com seus colaboradores, clientes e fornecedores, as boas práticas de prevenção da saúde, buscando evitar a proliferação do referido vírus, considerando seu alto grau de contaminação.
A ACATS segue as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, bem como as normas legais editadas por diversos municípios para se engajar no preventivo da proliferação do vírus.
A ACATS também recomenda atenção especial para as práticas de manipulação de alimentos, bem como intensificar a higienização de todos os equipamentos que possibilitem eventual contaminação, lembrando, inclusive, da legislação federal vigente (Lei 13.486/2017) que obriga as empresas a higienização de carrinhos e cestas em supermercados, acrescentando também as máquinas de cartão, corrimões, esteiras e balcões de atendimento.
A ACATS recomenda que cada empresa constitua um grupo de trabalho específico para executar ações com os colaboradores, fornecedores e com os clientes, respeitando a realidade local e orientação das autoridades, visando minimizar o impacto deste momento atípico no dia a dia das lojas.
A Entidade estará permanentemente atenta às novas orientações das autoridades governamentais e de saúde, e repassará outros comunicados que visem resguardar o direito de cada associado e seus colaboradores.
A Entidade recomenda a todos os associados a seguirem as orientações do Ministério da Saúde, utilizando as peças publicitárias de prevenção já produzidas, publicando-as em seus sites, tabloides e fixando-os nos estabelecimentos.
O Presidente Paulo Cesar Lopes disse ter a certeza de que com esta mobilização o setor vai contribuir de forma decisiva fazendo com que os supermercados informem a seus clientes sobre os cuidados que estão sendo tomados nas suas lojas para o benefício de todos, assim como os cuidados pessoais, dicas de prevenção e os canais oficiais.
- Hoje são cerca de 1,5 milhão de catarinenses que circulam pelas lojas de supermercados em Santa Catarina todos os dias, transformando estes ambientes em locais de grande potencial de comunicação de campanhas e ações preventivas como esta – afirma Lopes.
A Entidade disponibilizou todas as informações que poderão ser transformadas em dicas e informes aos seus clientes, utilizando os canais disponíveis nas empresas (tabloides, TV interna, sacolas, cartazes, entre outros), conforme a realidade de cada um.
Fonte: Acats