Em um cenário de prevenção e contenção da COVID-19, os consumidores fluminenses estão modificando suas rotinas e hábitos. Redes de supermercados de pequeno porte estão sendo uma alternativa, neste momento, para a população que deseja evitar a ida às lojas de grande porte. Os mercados de bairro já estão sentindo as mudanças no comportamento do consumidor, e tiveram que adaptar as suas formas de atendimento aos clientes, especialmente da terceira idade, grupo considerado de risco.
Na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, a rede de bairro Petit Marché, que já oferecia o serviço de entrega a domicílio, percebeu um aumento considerável de pedidos durante este período dos condomínios residenciais que cercam a unidade. O crescimento foi de aproximadamente 40%, e a grande parte das solicitações são para atender pessoas da terceira idade. A unidade precisou reestruturar toda a equipe da loja para melhor atender a demanda. Contrataram até funcionários temporários.
A rede Iguassú Market, localizada em Nova Iguaçu, passou a fazer atendimentos via aplicativo de mensagem instantânea para conseguir atender a demanda do bairro. Alguns clientes passaram a solicitar compras de mercadorias via celular. A loja ressalta que nesses dias os idosos estão preferindo ir na unidade pela manhã, de forma bem rápida.
A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro - ASSERJ vem orientando nos últimos dias a população para evitar a ida de idosos e crianças aos supermercados, assim como família completas. “Nós temos algumas recomendações muito importantes. A primeira é que os idosos evitem ir às lojas, peçam para parentes ou amigos fazerem as suas compras por eles. A segunda é que a família toda não precisa vir ao supermercado. Basta que um membro venha e abasteça sua residência”, pede o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Asserj