Em mais uma iniciativa pioneira, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) lançou (19.08), durante um encontro virtual, o Comitê de Jovens Sucessores, um novo fórum de discussão e de compartilhamento de conhecimentos e experiências, focado em dar suporte aos jovens herdeiros das famílias empresárias do setor supermercadista catarinense associadas à Entidade.
Já se inscreveram para participar do Comitê 32 jovens de 23 supermercados, situados em 15 municípios de sete regiões (Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Norte, Oeste, Planalto Serrano, Sul e Vale do Itajaí).
O objetivo da ACATS nesta iniciativa é criar condições para o desenvolvimento de competências técnicas, sociais e comportamentais necessárias para uma atuação com protagonismo, liderança e profissionalismo que possa influenciar positivamente na sustentabilidade, no crescimento e na perenidade das empresas familiares.
- Nosso setor é praticamente 100% formado por empresas familiares, as gerações vão se sucedendo e precisam cada vez mais estarem preparadas para os desafios do futuro. A ACATS cria este comitê para aproximar este contingente de jovens, em sua maioria já atuando nos negócios da família. Além da oportunidade de qualificação e requalificação, os jovens empresários poderão avançar suas competências discutindo agendas e trocando ideias entre eles mesmos, com mentores e especialistas. Acreditamos muito no sucesso deste novo projeto – analisa o Presidente da Entidade, Paulo Cesar Lopes.
A condição de participação do comitê é ser herdeiro de família empresária do setor supermercadista catarinense, ser associado da ACATS, ter 18 anos (no mínimo) e Ensino Médio completo. É desejável que o participante já esteja atuando nos negócios da família.
O lançamento aconteceu nesta quarta-feira, 19 de agosto de 2020, com a Palestra On-line de Bruno Ferrari Salmeron, autor do livro “Governança em Família: da fundação à sucessão”. Bruno é coordenador do Capítulo Santa Catarina do IBGC, membro do Conselho de Administração do Sindipeças e diretor de Operações da Divisão Automotiva da Schulz S.A.
Na sua palestra, Salmeron disse que a governança é um tema relativamente novo no Brasil e recomendou que as empresas familiares tragam seus filhos gradativamente para as discussões em torno da administração das empresas o mais cedo possível, para que eles possam acompanhar agendas como os desafios e metas nos negócios.
- A governança é como se fosse uma caminhada, requer estudo e treinamento. Acredito que as novas gerações de hoje têm mais engajamento em processos de conexão e de inovação, o que, em tese, vai auxiliar muito o encaminhamento das diversas etapas das sucessões nas empresas – afirmou.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Acats