APAS disponibiliza 744 vagas de emprego em plataforma lançada com Estado: 358 na Grande SP

Leia em 3min 30s

 

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) firmou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo para o lançamento da plataforma online “Meu Emprego Vaga Certa”, criada para ampliar as oportunidades de cidadãos em busca de trabalho e facilitar o processo de contratação pelas empresas. O projeto é gratuito e conta, no momento, com 744 vagas de trabalho em supermercados associados a APAS.

 

“A associação acredita que esse esforço vem em um momento muito importante de retomada da economia. Em julho, o varejo alimentar brasileiro criou 9077 vagas – número 159% superior ao mesmo mês em 2019. Neste período, os supermercados do Estado de São Paulo foram os que mais criaram oportunidades, com 3.468 vagas geradas, sendo o melhor desempenho para julho desde 2010”, destaca o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos. “Esse aumento no número de postos de trabalho se deve à essencialidade do setor, que, independentemente da fase do Plano São Paulo, tem a missão de manter as suas portas abertas e garantir o seguro e ininterrupto abastecimento da população”, explica.

 

Dentre as regionais da APAS, a Grande SP lidera com 358 vagas, seguida de Campinas e Ribeirão Preto. No “Meu Emprego Vaga Certa”, as empresas terão acesso a uma série de informações relevantes dos candidatos. É possível buscar profissionais por região, profissão e experiência, além de outras opções de filtros. Dessa forma, a empresa seleciona o perfil desejado e entra em contato diretamente com o participante para o processo seletivo.

 

Atualmente, o setor conta com mais de 547 mil colaboradores. Vale ressaltar que 27,8% do faturamento do segmento supermercadista no País vêm de São Paulo e aproximadamente 1,44% do PIB brasileiro vem do varejo alimentar paulista. Em 2019, o faturamento do setor foi de R$ 105 bilhões. O setor varejista alimentar é considerado a porta de entrada do primeiro emprego. Pesquisa da APAS aponta que do número de pessoas que têm sua primeira carteira assinadas no Brasil, 20% está em São Paulo e em supermercados – o dobro dos demais setores do Brasil.

 

“O ‘Meu Emprego Vaga Certa’ vai permitir que as empresas rapidamente encontrem trabalhadores certos para as vagas certas. A plataforma foi criada pelo Estado de São Paulo para intermediar e agilizar a contratação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. Esta é uma boa informação, de um Governo que valoriza a saúde e a proteção à vida, mas também a economia e a geração de emprego e renda”, destacou o Governador João Doria.

 

A novidade irá utilizar o cadastro no Sistema Nacional do Emprego (SINE). Os currículos disponibilizados na plataforma poderão ter os dados visualizados por empresas de todo estado, o que amplia as chances de contratação.  A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, afirma que o lançamento da plataforma irá facilitar o trabalho de empregabilidade e o deslocamento das pessoas que estão buscando emprego. “A partir de agora, trabalhadores que vivem em São Paulo e que colocam o seu currículo à disposição em busca de oportunidade de trabalho, terão as suas informações disponíveis para as empresas que estão buscando pessoas para empregar.”

 

Os cidadãos em busca de emprego, que não estão no banco de dados do SINE e querem ser localizados pelas empresas, devem realizar o cadastro, que pode ser realizado no site https://www.gov.br/pt-br/servicos/buscar-emprego-no-sistema-nacional-de-emprego-sine, no aplicativo SINE Fácil ou nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) do Estado e das prefeituras.

 

Para os empresários que desejam contratar, basta acessar o site vagacerta.sp.gov.br ou baixar o aplicativo na loja virtual. No momento, o sistema está disponível apenas para Android. Em breve, será liberado no formato IOS. A plataforma conta com o currículo de mais de 1,8 milhão de pessoas residentes no estado de São Paulo.

 

 

Fonte: Asssessoria de Comunicação da APAS

 

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais