O grupo Vonpar, franqueado da Coca-Cola e distribuidora do portfólio Femsa no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, não descarta a possibilidade de fazer novas aquisições no primeiro semestre deste ano. "Estamos de olho no mercado e não deixamos de lado a possibilidade de novas compras", afirmou o diretor de alimentos do Vonpar, Daniel Weiler.
Tudo indica que a Vonpar prepara-se para sair da lista de empresas de médio porte, após três aquisições seguidas ocorridas no último trimestre.
Segundo ele, a empresa já estará presente na Páscoa de 2010 e, no segundo semestre, lançará novos produtos. A preparação para a data festiva teve início com a aquisição da marca Neugebauer, fábrica de chocolates mais antiga e uma das mais tradicionais do Brasil. A divisão de chocolates prevê faturar R$ 300 milhões em 2010.
Faz parte da estratégia da empresa utilizar a capacidade ociosa que as três últimas empresas compradas possuem para a fabricação de novos produtos, porém a Vonpar não revela quanto será investido nestes lançamentos.
"Vamos consolidar as sinergias no primeiro momento, verificar novos processos de marketing e em quais setores estamos ociosos para que possamos tomar as devidas providências", afirmou Weiler ao DCI.
Compras anteriores
Nos últimos três meses, o grupo comprou outras empresas gaúchas do segmento de alimentos, mais especificamente doces: Mu-Mu e Wallerius .
A primeira é especializada na produção de doce de leite, doce de frutas, geléias, barras de cereais e leite. A segunda, em pirulitos, chicletes, drops e balas.
Para Weiler, a entrada nesse segmento foi esse para os planos da companhia. "As três empresas possuem uma estrutura de produção excelente que condiz com as diretrizes da Vonpar e também tem marcas de prestígio como Doce de Leite Mu-Mu, Balas Mocinho e bombons Amor Carioca", lembra o executivo.
Mercado
Para 2010, um dos objetivos da companhia é crescer e buscar ainda mais eficiência. "Temos um plano de investimento consolidado que une as três empresas compradas para que possamos crescer de maneira homogênea com as que possam vir", afirmou Weiler.
A expectativa é de fechar o ano com crescimento de 20% no faturamento da divisão, em relação a 2009. Com as duas unidades (alimentos e bebidas), o Grupo Vonpar terá um faturamento anual de quase R$ 2 bilhões em 2010. "Queremos ganhar mais mercado este ano, principalmente, no centro do País, como em São Paulo", explicou o diretor da divisão de alimentos.
A empresa está bem mais otimista que o mercado, segundo a Associação Brasileira de Alimentos (Abia), que prevê um crescimento de 4,5% no faturamento para o setor em 2010.
No ano anterior o crescimento da indústria de alimentos foi em média de 2,53%. A Associação divulgou que o faturamento para 2009 da indústria de alimentos e bebidas foi de R$ 294,4 bilhões. Deste total R$ 224,1 bilhões corresponde ao mercado interno e R$ 60,5 bilhões foram destinados à exportação.
A previsão de especialistas é de que as empresas, tanto do setor alimentício quanto de outros setores, farão aquisições em 2010. "A globalização da economia impôs padrões mais elevados de desempenho e acirrou a competição entre as empresas.
Isso significa que não há chances de sobrevivência, para uma empresa que tenha limitações de capital, "afirmou o presidente da empresa de auditoria BDO, a quinta maior empresa do Brasil e do mundo nos segmento, Eduardo Poccetii .
Nos últimos doze meses, o açúcar teve crescimento de 90,7%. Foi o item que mais cresceu no ano passado.
Isso demonstra que a tendência é de que, a produção e venda de doce continuará sendo uma divisão importante para o mercado de alimentos este ano.
Veículo: DCI