Riboud, da Danone, insiste na visão de longo prazo

Leia em 3min 30s

Para o presidente do grupo francês, demanda de analista por lucro é imediatista
Franck Riboud é conhecido por ter pouca paciência com a visão de curto prazo do mercado acionário. Portanto, quando o presidente executivo da Danone decepcionou os analistas em novembro ao reduzir as previsões de crescimento, ele reagiu em seu estilo típico. "A crise não é nossa principal preocupação; nossa principal preocupação é construir os próximos 15 anos deste grupo", afirmou.

 

Com isso em mente, Riboud mudou a estratégia da empresa: o foco passou do crescimento da receita para o crescimento dos volumes. Ao que parece, o raciocínio por trás dessa estratégia é que fixar uma meta alta de receita no atual cenário econômico colocaria uma pressão indevida sobre os gerentes, o que traria o risco de erros e de pegar atalhos para atingir essa expansão. É muito melhor cortar preços e aumentar volumes do que fechar fábricas, disse o executivo.

 

Em vez disso, o grupo prefere reinvestir economias de custo, enquanto expande e aprofunda as vendas em novos mercados, do que se comprometer a ampliar continuamente as margens de lucro. A companhia vende seus produtos, como os iogurte Activa e Actimel, as águas minerais Evian e Badoit e o alimento para bebês Milupa, para 700 milhões de pessoas em todo o mundo. Pretende cumprir sua missão de "levar saúde por meio da alimentação para o maior número de pessoas", passando a vender para 1 bilhão de pessoas até o fim de 2011.

 

Para a Danone, a mudança de foco, do crescimento de receita para o aumento de volumes, significa expandir-se em países em desenvolvimento. E como as pessoas nesses países têm menor renda, a companhia não pode esperar obter as mesmas margens de lucro. Seu iogurte mais barato é vendido em Bangladesh a € 0,06 o copo de 80 gramas. Na França, o iogurte Activia simples sai por € 0,26 o copo de 125 gramas. A Danone também está testando a venda do Activia na forma em pó, o que lhe permitiria reduzir os altos custos de armazenagem refrigerada.

 

No entanto, embora as vendas internacionais estejam em expansão, a companhia ainda depende da Europa para obter 48% de sua receita.

 

Depois de 12 anos no comando do terceiro maior grupo de alimentos da Europa, atrás da Nestlé e da Unilever, Riboud transformou a Danone em uma companhia dinâmica que seu pai, Antoine Riboud, a quem ele substituiu, não teria conseguido reconhecer. Agora, o grupo alimentício foca-se em três setores - iogurtes, água mineral e alimentos para bebês, além de uma pequena unidade de alimentos para dietas. Livrou-se das operações de cerveja, biscoitos, queijos e alimentos "não saudáveis".

 

A venda de operações de baixo crescimento ajudou a Danone a obter um dos melhores índices de crescimento no setor, o que tornou sua ação em uma das queridinhas do mercado - o crescimento anual composto da companhia foi de 8,9% entre 2001 e 2007.

 

Mas, embora não haja desconfianças sobre a capacidade da empresa de elevar suas vendas, seu compromisso em criar valor para os acionistas é discutível, avalia o analista Alex Molloy, do Credit Suisse, que cita a aquisição da Numico e a emissão de ações com direito preferencial de subscrição de € 3 bilhões em 2009. A Numico foi comprada por € 12,3 bilhões em 2007 . "Estrategicamente, a aquisição foi ótima, mas eles pagaram tanto que não criaram valor para os acionistas", disse Molloy.

 

Em novembro, a Danone cortou a meta de aumento da receita de médio prazo, em torno de 8% a 10%, para "pelo menos 5%". Abandonou a meta de aumento no lucro por ação e das margens de lucro, mas informou que o caixa livre anual atingiria € 2 bilhões em 2012. Os analistas ficaram desapontados. "O debate agora é se esta crise exauriu a tendência de alto crescimento na receita, vista entre 1997 e 2007", afirmou Molloy. "Apenas o tempo dirá, mas somos otimistas porque as pessoas gostam de comidas saudáveis".(Tradução de Sabino Ahumada)
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Sam's fecha lojas

O Wal-Mart anunciou que 10 lojas de sua rede de atacado Sam's Club serão fechadas nos Estados Unidos por apresent...

Veja mais
Consumo de gasolina sobe no país e embarque cai

A maior demanda por gasolina C (misturada com álcool anidro) no mercado interno, estimulada pela forte alta dos p...

Veja mais
Mesmo sem orçamento, governo quer mais hidrovias

O Brasil finalmente pode desengavetar projetos de 20 anos para usar o potencial hidroviário dos seus rios. Est&aa...

Veja mais
Mercado interno no foco da Café do Centro

O sentimento de que o brasileiro está tomando um café de mais qualidade já se reflete na estrat&eac...

Veja mais
Cotação do suco despenca em NY

Commodities: Frio na Flórida persiste, mas houve previsões de perdas menos catastrofistas   "Os pro...

Veja mais
Assembleia pode mudar nome da Gradiente para IGB

A fabricante de eletrônicos Gradiente convocou uma assembleia geral (AGE) para o próximo dia 25, em Manaus,...

Veja mais
Área têxtil projeta avanço de 4% em 2010

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) espera um cre...

Veja mais
Setor farmacêutico deve ter safra de fusões e aquisições

Um dos setores que irá continuar em alta este ano será o setor farmacêutico e a empresa que ser&aacu...

Veja mais
Mulher se diz fiel às marcas, mas é sensível a preço menor

Quanto mais jovens as donas de casa, maior a influência da mãe sobre a escolha dos produtos de limpeza. Mas...

Veja mais