Área têxtil projeta avanço de 4% em 2010

Leia em 1min 30s

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) espera um crescimento do setor têxtil como um todo de 4% em 2010. A previsão de alta para a confecção é de 3,7% e, para o varejo, de 6,5%. Esses números devem ser alcançados depois de um 2009 muito ruim, com queda de 6,7% no setor têxtil, 8% na confecção e 4,6% no varejo.

 

"O setor têxtil vai crescer como há muito tempo não crescia. Existe uma série de fatores que devem possibilitar a alta este ano: as medidas anticíclicas adotadas pelo governo, o crescimento da renda, o aumento de postos de emprego. Além disso, é ano eleitoral", comentou o presidente da Abit, Aguinaldo Diniz Filho, em entrevista no Fashion Rio. De acordo com ele, apesar de o ano passado ter sido ruim, o uso da capacidade instalada está alto, perto dos 87%, o que faz com que estejam previstos novos investimentos.

 

O dólar baixo foi citado como um dos maiores problemas a serem enfrentados pelo setor, que registrou um déficit de US$ 2,2 em 2009. "Estamos pensando em estratégias para aumentar as exportações. Por exemplo, faltam acordos bilaterais com os Estados Unidos. A Venezuela também é um mercado potencial, pois eles não produzem nada", disse Diniz. A Argentina continua sendo o principal destino das exportações de têxteis brasileiros; seguida de perto pelos Estados Unidos e Paraguai.

 

Emprego

 

O setor prevê criar mais de 40 mil empregos formais este ano. "É um número muito importante para o nosso estoque de 1,650 milhão de empregos. Acreditamos que 2010 vai ser muito importante para o setor", afirmou Diniz Filho.

 


Veículo: DCI


Veja também

Assembleia pode mudar nome da Gradiente para IGB

A fabricante de eletrônicos Gradiente convocou uma assembleia geral (AGE) para o próximo dia 25, em Manaus,...

Veja mais
Setor farmacêutico deve ter safra de fusões e aquisições

Um dos setores que irá continuar em alta este ano será o setor farmacêutico e a empresa que ser&aacu...

Veja mais
Mulher se diz fiel às marcas, mas é sensível a preço menor

Quanto mais jovens as donas de casa, maior a influência da mãe sobre a escolha dos produtos de limpeza. Mas...

Veja mais
Produto de limpeza muda a linguagem nas gôndolas

Em 85% dos lares, são as donas de casa que escolhem as marcas        Foi-se o tempo em...

Veja mais
Samsung e Sony seguem estratégias opostas

Samsung Electronics e Sony lançaram novos modelos de TVs com capacidade para exibir imagens em três dimens&...

Veja mais
Samsung e Sony seguem estratégias opostas

Samsung Electronics e Sony lançaram novos modelos de TVs com capacidade para exibir imagens em três dimens&...

Veja mais
Nova ameaça aos pomares paulistas

Citricultura: Desta vez não são as doenças, mas a suspensão de trabalhos para controlá...

Veja mais
Verduras puxam alta na Ceagesp em 2009

O forte calor e as chuvas de março, o frio e as ventanias de agosto e os temporais de dezembro determinaram um an...

Veja mais
Crédito seguro

A ACME Brasil está trazendo para o país o preservativo Unique, fabricado na Colômbia pela Natural Se...

Veja mais