A empresa americana Cargo Ventures, sócia da zona franca de Miami, está perto de fechar um investimento de R$ 60 milhões no Porto do Pecém, distante 70 quilômetros de Fortaleza (CE). A companhia negocia com o governo cearense a implantação de um entreposto dedicado especialmente à movimentação de cargas frigorificadas, com o objetivo principal de agilizar as exportações do Brasil rumo aos Estados Unidos.
De acordo com uma fonte do governo, o espaço seria credenciado pelo sistema de segurança do governo americano, o que geraria uma economia de até três dias no transporte de uma exportação de carga frigorificada aos Estados Unidos.
"No empreendimento a ser construído, o contêiner é radiografado e inspecionado. A carga sai daqui credenciada e vai direto para o cliente nos Estados Unidos, sem a necessidade de ser inspecionada quando chegar nos Estados Unidos. É uma logística específica", explicou a fonte.
As negociações entre a Cargo Ventures e governo cearense já ocorrem há mais de um ano, porém acabaram engavetadas em razão da crise internacional e agora estão sendo retomadas.
A expectativa do governador do Ceará, Cid Gomes, é de que o empreendimento possa aumentar o fluxo comercial do Estado com o mercado americano, especialmente no segmento de frutas. Além disso, o governador aposta na transformação de Pecém em uma referência para o setor de cargas refrigeradas no Brasil.
Pelo acordo que está sendo costurado, o governo do Ceará ficaria responsável pelo investimento de toda a infraestrutura necessária até a porta do entreposto, como acessos rodoviários e ferroviários. O valor desse aporte não foi detalhado, porém o governo diz que os investimentos públicos em Pecém chegarão a R$ 1 bilhão até 2014.
Um dos responsáveis pela intermediação do negócio, o ex-subsecretário de Estado dos Estados Unidos para a América Latina, Roger Noriega, disse ao Valor que as negociações estão avançando e que "um acordo deve ser alcançado em breve". "Os sócios da Cargo Ventures estão muito impressionados com a visão do governador Gomes e sua equipe para o desenvolvimento de Pecém como um grande porto que pode desempenhar papel importante no desenvolvimento do Brasil", disse.
Veículo: Valor Econômico