Orgânicos ganham espaço nas prateleiras

Leia em 3min 20s

No mundo, estima-se que comércio desses produtos movimente dezenas de bilhões de dólares.


 
Os produtos orgânicos estão ganhando mais espaço nas prateleiras dos supermercados. O negócio ainda é pequeno perto do total do faturamento, mas grandes redes como Carrefour, Walmart e Pão de Açúcar têm apostado neste filão para aumentar suas vendas e conseguir novos clientes.

 

No mundo, acredita-se que o comércio de orgânicos gire em torno das dezenas de bilhões de dólares. O país mais desenvolvido neste sentido é a Alemanha, onde 40% dos alimentos consumidos são orgânicos. No Brasil, segundo a gerente de orgânicos do grupo Pão de Açúcar, Sandra Caires Sabóia, esses itens respondem por um mercado de apenas US$ 250 milhões.
"Estamos crescendo a passos largos, mas o consumidor final ainda não vai diretamente para esse produto", comenta Sandra. Segundo ela, o trabalho tem sido "árduo", pois ainda são poucos os produtos disponíveis. "Enquanto a Alemanha já tem todo o tipo de alimento, queijos de vários sabores, aqui a gente pena para ter o básico". Uma parte considerável do que é consumido de orgânicos no país é importada.

 

No ano passado, a venda de orgânicos do Pão de Açúcar aumentou 45%, acima das expectativas. A meta de faturar R$ 57 milhões, a princípio marcada para ser alcançada em 2012, foi batida já em 2009. Para este ano, eles esperam um crescimento de, pelo menos, 40%.

 

De qualquer forma, o montante é irrisório no total dos negócios do grupo. Mesmo em hortifruti, que é o ponto alto, equivale a somente 2,5% do total das vendas. Na mercearia, é menos de 0,5%. Uma parte das vendas é da marca própria no segmento, a Taeq.

 

O Carrefour vem registrando um crescimento de 25% na venda de orgânicos nos últimos anos. Atualmente estão disponíveis mais de 200 itens com essa certificação nas prateleiras do grupo.
"A distribuição de produtos é feita em todas as lojas, inclusive no Carrefour Bairro, que é mais popular", conta Fernando Augusto Del Grossi, gerente de inovação do Carrefour.

 

Um dos maiores entraves ao crescimento do consumo de orgânicos sempre esteve relacionado ao fato de que, por definição, eles não têm como ser produzidos em escala que se possa chamar de "industrial". Com isso, o preço acaba sendo bem mais caro que o de alimentos não orgânicos. Entretanto essa diferença vem diminuindo.

 

Fernando Augusto diz que, há cinco anos, os produtos orgânicos chegavam a ser 50% mais caros; hoje a diferença está na faixa dos 30%. Sandra Caires relata que, na Europa e nos Estados Unidos, esse porcentual já pode chegar a apenas 20%, mas ele "aumenta para produtos de maior valor agregado".

 

No Brasil, ela destaca que há uma grande diferença por produtos. Enquanto nas verduras, a distância está em torno de 30%; nos legumes, dependendo da safra, pode alcançar os 50%.
Ainda que no país 90 mil estabelecimentos declarem que praticam a cultura orgânica, os supermercados relatam ainda dificuldade em suprir toda a demanda por variedade nos produtos. Hoje já existem carnes, molhos e massas do segmento.

 

Segundo o grupo Pão de Açúcar, nesse cenário de pouca oferta, acaba sendo privilegiada a venda nas redes que atendem públicos de maior poder aquisitivo Mesmo assim, no caso da Compre Bem, com foco nas classes de menor renda, estão disponíveis cerca de 40 itens orgânicos.

 

No Walmart, que vende produtos orgânicos desde a sua chegada no país, em 1995, o gerente nacional de Hortifruti, Antonio Carlos Allegretti, diz que não observou o crescimento das vendas do segmento nas classes de menor renda, mas "com mais acesso à informação e com a diferença de preço cada vez menor, a tendência é que o consumo aumente".

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Azeite vitaminado

A empresa Pecanita está lançando o óleo de noz pecã, considerada a mais saudável das ...

Veja mais
Design dos fios

A Bozzano reestruturou toda a linha de tratamento pré e pós barba. Um dos novos produtos é o Gel Ba...

Veja mais
Novo abacaxi resiste mais a fungo

O Instituto Agrônômico (IAC-Apta) lançou em janeiro uma variedade de abacaxi. Batizado com o nome IAC...

Veja mais
Com preço menor, orgânicos ganham espaço no varejo

No Pão de Açúcar, as vendas tiveram aumento de 45% no ano passado   Beneficiados pela redu&c...

Veja mais
Segmentação é prioridade de redes de varejo

Telhanorte, Grupo Pão de Açúcar, Contém 1g, Casa do Pão de Queijo e Amway são ...

Veja mais
Sem Parar Pops amplia a linha de sorvetes Nestlé

Conceito de snack inova a categoria e apresenta novas opções de consumo.   Mini bombons de sorvete ...

Veja mais
Walmart ainda quer ativos do Carrefour

Varejo: Grupo americano mantém esperanças de comprar negócios no Brasil, mas possibilidade é...

Veja mais
O coelho de Alice?

O coelhinho da Páscoa chega com pressa e com muitas novidades nos supermercados do Grupo Pão de Aç&...

Veja mais
Merck adota novo padrão para rótulos

A companhia alemã Merck, com atuação nos mercados químico e farmacêutico, passou a ado...

Veja mais