Itens mais vendidos são os usados em receitas tradicionais; supermercados se preparam com estoque, preços baixos e decoração temática para atrair o consumidor
As festas juninas são queridas por todos e é motivo para a organização de grandes eventos, mas também encontros menores entre família, amigos, colegas de escola e, até mesmo, de trabalho. O tradicional churrasco, que é o queridinho nas reuniões dos brasileiros, nos próximos meses, será provavelmente substituído pelos arraiás e é nesse contexto que entram em cena os alimentos típicos dessa celebração.
Além disso, com a chegada das baixas temperaturas, os itens para preparo de pratos quentes e mais calóricos se tornam atraentes ao paladar. Quentão, vinho quente, pamonha, canjica e milho cozido são apenas alguns exemplos dessas delícias que aquecem nos dias mais gelados de junho e julho. Essa mudança nos costumes culinários faz com que o preparo dos pratos tradicionais ganhe ainda mais força.
Diante disso, o setor supermercadista tem muito o que comemorar. Na Rede Bom Lugar, com lojas em toda a região de Sorocaba (SP), itens como milho, amendoim, canjica, pinhão, coco e gengibre, frequentemente utilizados nos cardápios das festas juninas, costumam ter um aumento de aproximadamente 20% na procura.
De acordo com Fernando Lopes Peres, diretor de tecnologia e marketing da Rede Bom Lugar, esse dado reforça a importância desses alimentos sazonais para as festividades. “Os doces típicos também têm grande procura nas nossas lojas nesse período. Pé de moleque e paçoca são os queridinhos. Pensando nisso, a rede se preparou antecipadamente, aumentando o estoque desses itens para conseguir atender aos clientes com qualidade e garantir que todos possam fazer a sua festa junina sem faltar nada”.
Outra estratégia importante nesse período são os corredores temáticos. “Fazemos parcerias com os fornecedores e criamos espaços dentro dos supermercados para facilitar o acesso a todos os produtos no mesmo lugar. A maioria das lojas já se preparou e está no clima junino, assim o consumidor não perde tempo buscando pelos ingredientes, eles ficam todos ali, em ilhas temáticas e corredores montados no clima festivo”, explica Fernando, que espera um aumento de 5% no faturamento do período.
Além disso, o diretor conta que oferecer produtos de qualidade e variedade fazem a diferença. “A Rede Bom Lugar considera os clientes parte da família e nas festas juninas não seria diferente. Sempre buscamos nos preparar com variados tipos de itens, pensando, inclusive, em oferecer opções mais baratas, para atender a todos os perfis socioeconômicos, gostos e paladares”.
Redação SuperHiper