Pesquisa aponta crescimento de 16% no consumo de alimentos orgânicos no Brasil em 2023

Leia em 2min 30s

A cada mil brasileiros, 360 se declaram consumidores de orgânicos com destauqe para o Nordeste; Supermercado é o local escolhido para as compras

 

O estudo “Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023”, do Instituto Organis, revela que a cada mil brasileiros, 360 se declaram consumidores de orgânicos e aponta que um crescimento de 16% no consumo deste tipo de alimento no país, entre 2021 e 2023. Hoje em dia, quase 46% da população brasileira consome alimentos orgânicos, o que demonstra uma crescente conscientização sobre os benefícios desses produtos para a saúde e o meio ambiente. Além disso, a pesquisa apresenta detalhes demográficos estratégicos sobre os consumidores de alimentos orgânicos e os “não consumidores”. Os resultados fornecem um panorama estratégico para produtores e interessados no tema a conduzirem seus negócios.

 

“Atualmente, o Brasil ocupa a quarta posição entre os maiores consumidores do mundo de produtos naturais. A BIO BRAZIL FAIR| BIOFACH AMÉRICA LATINA e a NATURALTECH ajudam a potencializar este mercado, refletindo as mudanças nos hábitos de consumo do brasileiro”, explica Valeska Oliveira, head de produto da Francal Feiras.

 

Consumidor mais atento

 

Um dos principais motivos para o aumento no consumo de alimentos orgânicos é a associação direta com uma opção mais saudável. Além da saudabilidade, a crescente conscientização sobre o meio ambiente, principalmente entre a população mais jovem, que busca produtos – alimentos, bebidas e outros itens, como vestuário e cosméticos, mais naturais, sem conservantes e aditivos químicos, sem crueldade animal e produzidos por empresas atentas a todas as questões de ESG, como inclusão social, a geração de novos negócios, o desenvolvimento econômico de diversas áreas e a sustentabilidade do nosso planeta.

 

Sendo assim, a embalagem se tornou um fator relevante na decisão de compra para os consumidores mais engajados, que procuram adquirir alimentos de empresas comprometidas com a reciclagem e gestão de resíduos.

 

Os alimentos orgânicos mais consumidos no Brasil são a banana, a batata e a alface. O principal local de compra é o supermercado, mas 83% dos compradores preferem ver esses produtos em gôndolas ou seções específicas. O reconhecimento dos produtos pelo selo de certificação orgânico também se mostrou importante para 13% dos consumidores.

 

Desafios do setor

 

A pesquisa aponta também a necessidade de divulgar e ampliar a variedade de produtos orgânicos disponíveis, como carnes, leite e derivados, vinhos, óleos, farinhas, matinais, grãos e açúcar, inclusive em suas versões industrializadas.

 

Embora o preço ainda seja um ponto relevante entre os compradores, eles reconhecem as razões para os valores mais elevados desses produtos. A maioria – 43% dos consumidores – está disposta a pagar em torno de 20% a mais pelos alimentos orgânicos em relação aos convencionais, porque avaliam que esses itens vêm de uma produção sem agrotóxico, mais lenta e em menor escala, com o produtor focando na qualidade ao invés da quantidade.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Dia dos Namorados + Festas Juninas = vendas em alta!

Namorados movimentaram o varejo físico e digital enquanto as Festas Juninas impulsionam as vendas no setor de sup...

Veja mais
Tendências do marketing de influência e conexão com performance digital

Relatório explora a Creator Economy e como os diferentes perfis de influenciadores se encaixam com as etapas da j...

Veja mais
Amor e economia: como o cashback pode conquistar consumidores no Dia dos Namorados

A tática auxilia no aumento do ticket médio das vendas, especialmente em datas comemorativas como hoje, e ...

Veja mais
Festas juninas podem ter aumento de até 20% nas vendas de produtos sazonais

Itens mais vendidos são os usados em receitas tradicionais; supermercados se preparam com estoque, preços ...

Veja mais
“São João” aquece o setor de comércio e serviços

Sabendo do potencial da data, confira dicas de especialista para alavancar as vendas no período   As festa...

Veja mais
Rotulagem de alimentos contendo cereais já está em vigor

Regra, que entrou em vigor dia 22 de abril, identifica e classifica um alimento à base de cereais como integral; ...

Veja mais
Megamidia Group contrata Celso Ferreira como VP Comercial e Trade

Com grande conhecimento no setor, executivo fez parte de grandes empresas do varejo como GPA, Supermercados Lopes, Rold&...

Veja mais
Condições econômicas moldam o comportamento dos consumidores em 2023

Estudo avalia que os shoppers estão dispostos a negociar preços, optar por marcas próprias e gastar...

Veja mais
Empresa alimentícia reforça estratégia em produtos e serviços com inovação

Além de novos produtos, Seara apresenta programas que criam oportunidades de negócios para os clientes rev...

Veja mais